Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
IMPACTO DA COGNIÇÃO NO EQUILÍBRIO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS E COMUNITÁRIOS FREQUENTADORES DE CENTROS DE CONVIVÊNCIA
Naama Samai Costa Oliveira, Thaiza Teixeira Xavier Nobre, Felipe Costa da Silva, Vanessa Lopes Costa de Oliveira, Ralyne de Melo Araújo

Última alteração: 2016-01-20

Resumo


Introdução: O número de idosos tem aumentado. Junto ao processo natural de envelhecimento, tem-se o declínio da cognição e dos sistemas que controlam o equilíbrio corporal, sendo a queixa de tontura comum entre os idosos. Objetivo: Analisar o impacto da cognição no equilíbrio em idosos institucionalizados e comunitários frequentadores de centros de convivência. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional de caráter transversal com abordagem quantitativa, com amostra de 52 idosos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos. Dos participantes, 37 são frequentadores cadastrados no Centro de Convivência da Terceira Idade e 15 idosos são residentes na instituição de longa permanência Monsenhor Paulo Herôncio. Utilizou-se como instrumentos de avaliação: Escala Motora da Terceira Idade e o Mini-Exame do Estado Mental. Os dados foram submetidos à estatística descritiva e ao teste Qui-quadrado no programa SPSS versão 20.0, com significância de 95% (α < 0.05). Resultado: No grupo de idosos frequentadores do CCTI, a faixa etária predominante foi de 60 a 70 anos (54,1%), no grupo da ILP essa predominância foi de 81 a 94 anos (53,3%). A maioria era do sexo feminino (51,4%) no grupo CCTI, diferente do grupo ILP com maior percentual do sexo masculino (60%), diferença não significativa (p=0,45). Dos níveis cognitivos, os idosos do CC, 9(24,32%) apresentaram funções cognitivas preservadas, 6(16,22%) alteração não sugestiva de déficit, e 22(59,46%) sugestivo de déficit Cognitivos. No grupo da ILP, 1(6,7%) apresentou funções cognitivas preservadas, 1(6,7%) alteração não sugestiva de déficit, e 13 (86,7%) sugestivo de déficit cognitivos. Quanto ao equilíbrio, houve diferença estatística (p<0,01) entre os grupos estudados. A maioria dos idosos permaneceu abaixo do nível de normalidade com 51,4% do grupo CC e 91,7% do grupo ILP, enquanto 24,3% do grupo CC e 8,3% do grupo ILP atingiram nível de normalidade motora. Somente 24,3% dos idosos do grupo CC conseguiram alcançar níveis mais elevados da escala, classificados como equilíbrio superior a normalidade. Conclusão: A cognição apresentou nível mais elevado no CCTI, com maior nível de funções cognitivas preservadas e menor nível de déficit cognitivo, quando comparado ao ILP que apresentou alto nível de déficit cognitivo. Quanto ao equilíbrio, à maioria apresentou nível abaixo da normalidade, sendo maior esse nível no grupo ILP e, apenas o grupo CCTI alcançou equilíbrio superior à normalidade.

 

 


Palavras-chave


Idoso; Cognição; Equilíbrio

Referências


HERNANDEZ, S. S. S.; COELHO, F. G. M.; GOBBI, S.; STELLA, F. Efeitos de um programa de atividade física nas funções cognitivas, equilíbrio e risco de quedas em idosos com demência de Alzheimer. Rev. bras. fisioter., v.14, n.1, Jan./Feb., 2010.

BORGES, M. G. S. at al. Comparação do equilíbrio, depressão e cognição entre idosas institucionalizadas e não-institucionalizadas. Rev. CEFAC, v.15, n.5, Sept./Oct., 2013.

CAIXETA, G. C. S.; DONÁ, F.; GAZOLLA, J. M. Processamento cognitivo e equilíbrio corporal em idosos com disfunção vestibular. Braz. j. otorhinolaryngol., v.78, n.2, Mar./Apr., 2012.