Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE DURANTE AS SESSÕES DE HEMODIÁLISE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso Nelson, Priscila Karoline da Silva Araújo

Última alteração: 2015-10-26

Resumo


Atualmente, a Insuficiência Renal Crônica é considerada um problema de saúde pública mundial. No Brasil, a incidência e a prevalência estão aumentando, conforme dados do censo de 2013 da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) o número projetado para pacientes em tratamento dialítico no Brasil é de 100.397. Contudo, mesmo com os avanços tecnológicos em saúde e com o intuito de prolongar o tempo de vida desses pacientes, a hemodiálise acarreta complicações e alterações fisiológicas que afetam o bem-estar desses usuários. Este trata-se de um relato de experiência de uma acadêmica de enfermagem que durante sua prática vivencial do cuidado percebeu que o processo de hemodiálise é capaz de gerar situações conflituosas no cotidiano do paciente, e que as sensações de medo e a angústia são sentimentos existentes na rotina desses. Diante deste observou-se profissionais distantes, com pouca sensibilidade para implicar-se ao que se refere ao cuidado integral, percebe-se, portanto, a importância de uma visão holística deste profissional diante do paciente hemodialítico, ressaltando não apenas a patologia, mas também os fatores biopsicossociais. Conclui-se, portanto, que diante deste cenário faz-se necessário a sensibilização dos profissionais e gestores no que se refere a importância da implementação e utilização das práticas integrativas e complementares em saúde a serem desenvolvidas durante as sessões de hemodiálise uma vez que estas práticas têm como seu princípio basilar a abordagem desta atenção integral à saúde do indivíduo, estimula sua autonomia, contribuindo positivamente o processo exaustivo de tratamento proporcionando o fluir das emoções e retomada do ânimo para o enfrentamento à doença.


Palavras-chave


paciente hemodialítico ; práticas integrativas e complementares em saúde; hemodiálise

Referências


 

BISCA, M.M.; MARQUES, I.R..Perfil de diagnósticos de enfermagem antes de iniciar o tratamento hemodialítico. Rev. Bras Enferm, Brasília maio-jun; 63(3): 435-9,2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização. A Humanização como Eixo Norteador das Práticas de Atenção e Gestão em Todas as Instâncias do SUS. Brasília/DF, 2004

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. PNPIC. Brasília/DF,2006.

QUEIROZ, Maria Veraci Oliveira et al. Tecnologia do cuidado ao paciente renal crônico: enfoque educativo-terapêutico a partir das necessidades dos sujeitos. Texto contexto - enferm.,  Florianópolis,  v. 17, n. 1, Mar.  2008.