Tamanho da fonte:
Equipe Interprofissional na Promoção do Aleitamento Materno: Um Relato de Experiência
Última alteração: 2015-10-30
Resumo
Descrição da experiência: Amamentar é um ato natural e constitui-se a melhor forma de alimentar, proteger e amar o recém-nascido. Trata-se de um momento único entre mãe e filho e embora seja um processo fisiológico, muitas vezes precisa ser aprendido e acompanhado de perto por profissionais especializados. Os profissionais de saúde no uso de seus conhecimentos e habilidades específicas exercem um papel importante na promoção do aleitamento materno por meio da educação e apoio contínuo à nutriz. Assim, através do projeto de extensão “A integração ensino-serviço na promoção do aleitamento materno: uma estratégia multiprofissional entre graduação e a pós-graduação” e empregando-se da metodologia de Projetos Temáticos com Grupos, realizam-se encontros semanais com puérperas internadas e seus acompanhantes na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), hospital de referência no Estado para o atendimento às gestantes e recém-nascidos de alto risco. Os temas comumente abordados são: os benefícios do aleitamento materno para o binômio mãe-filho; o posicionamento correto e técnicas de amamentação; a ordenha do leite e o seu armazenamento; os problemas mais frequentes da amamentação; os mitos e tabus que prejudicam o aleitamento; a doação do leite materno e hábitos saudáveis para as nutrizes. Resultados alcançados: A condução dos encontros é mediada por graduandos em Enfermagem e Farmácia, Profissionais da Residência Multiprofissional e a equipe do serviço de saúde, proporcionando interdisciplinaridade no cenário de educação em saúde, através de metodologias ativas e lúdicas. Presume-se ressaltar que os participantes dos encontros são bastante envolvidos no processo de troca de experiências e aprendizagem, possibilitando êxito no que se propõe o projeto, fortalecendo a prática do aleitamento materno e multiplicação de informações em saúde. Repercussões da experiência: Os encontros propiciam a disseminação de informações indispensáveis ao manejo do aleitamento materno, levando a conscientização das puérperas e familiares do seu papel na colaboração para o fortalecimento desta prática e a diminuição da morbimortalidade infantil. O projeto de extensão estimula o vínculo interprofissional e o trabalho em equipe. Os profissionais de saúde têm um papel importante na prevenção e manejo das dificuldades enfrentadas pelas nutrizes no contexto do aleitamento materno, o que requer conhecimentos, atitudes e habilidades específicas a fim de proporcionar o sucesso na amamentação.
Palavras-chave
Aleitamento materno; Relações interprofissionais; Educação em saúde.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Município que promove a amamentação Promove a saúde. Prêmio Bibi Vogel. Pacto nacional pela redução da mortalidade materna e neonatal. Brasília; 2005.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso: Método Canguru. 2. ed., Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2011, 204 p. (Serie A. Normas e Manuais Técnicos) .
FERREIRA RC., VARGA CRR., SILVA RF. Trabalho em equipe multiprofissional: a perspectiva dos residentes médicos em saúde da família. Ciência & Saúde Coletiva, v. 14, n. 1, p.1421-1428, 2009.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Global strategy for infant nf young child feeding. Geneva; 2003. OMS – Organização Mundial da Saúde. Organização Pan-Americana da Saúde. Evidências científicas dos dez passos para o sucesso no aleitamento materno. Brasília; 2001.