Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Equipe Interprofissional na Promoção do Aleitamento Materno: Um Relato de Experiência
Nanete Caroline da Costa Prado, Dayane Jéssyca Cunha de Menezes, Bruna Meirelly Nunes, Kadine Jessica Rolim Pontes, Fernanda Lambert de Andrade, Priscila Nunes Costa, Elaine Cristina Alves, Valtêmia Porpino Gomes Costa, Edualeide Jeane Pereira Bulhões Nóbrega, Anna Jéssicca Bezerra Dantas, Francielle de Oliveira Silva, Mariana Carvalho da Costa, Caroline Araujo Lemos Ferreira, Janice França de Queiroz

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


Descrição da experiência: Amamentar é um ato natural e constitui-se a melhor forma de alimentar, proteger e amar o recém-nascido. Trata-se de um momento único entre mãe e filho e embora seja um processo fisiológico, muitas vezes precisa ser aprendido e acompanhado de perto por profissionais especializados. Os profissionais de saúde no uso de seus conhecimentos e habilidades específicas exercem um papel importante na promoção do aleitamento materno por meio da educação e apoio contínuo à nutriz. Assim, através do projeto de extensão “A integração ensino-serviço na promoção do aleitamento materno: uma estratégia multiprofissional entre graduação e a pós-graduação” e empregando-se da metodologia de Projetos Temáticos com Grupos, realizam-se encontros semanais com puérperas internadas e seus acompanhantes na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), hospital de referência no Estado para o atendimento às gestantes e recém-nascidos de alto risco. Os temas comumente abordados são: os benefícios do aleitamento materno para o binômio mãe-filho; o posicionamento correto e técnicas de amamentação; a ordenha do leite e o seu armazenamento; os problemas mais frequentes da amamentação; os mitos e tabus que prejudicam o aleitamento; a doação do leite materno e hábitos saudáveis para as nutrizes. Resultados alcançados: A condução dos encontros é mediada por graduandos em Enfermagem e Farmácia, Profissionais da Residência Multiprofissional e a equipe do serviço de saúde, proporcionando interdisciplinaridade no cenário de educação em saúde, através de metodologias ativas e lúdicas. Presume-se ressaltar que os participantes dos encontros são bastante envolvidos no processo de troca de experiências e aprendizagem, possibilitando êxito no que se propõe o projeto, fortalecendo a prática do aleitamento materno e multiplicação de informações em saúde. Repercussões da experiência: Os encontros propiciam a disseminação de informações indispensáveis ao manejo do aleitamento materno, levando a conscientização das puérperas e familiares do seu papel na colaboração para o fortalecimento desta prática e a diminuição da morbimortalidade infantil. O projeto de extensão estimula o vínculo interprofissional e o trabalho em equipe. Os profissionais de saúde têm um papel importante na prevenção e manejo das dificuldades enfrentadas pelas nutrizes no contexto do aleitamento materno, o que requer conhecimentos, atitudes e habilidades específicas a fim de proporcionar o sucesso na amamentação.

Palavras-chave


Aleitamento materno; Relações interprofissionais; Educação em saúde.

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Município que promove a amamentação Promove a saúde. Prêmio Bibi Vogel. Pacto nacional pela redução da mortalidade materna e neonatal. Brasília; 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso: Método Canguru. 2. ed., Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2011, 204 p. (Serie A. Normas e Manuais Técnicos) .

FERREIRA RC., VARGA CRR., SILVA RF. Trabalho em equipe multiprofissional: a perspectiva dos residentes médicos em saúde da família. Ciência & Saúde Coletiva, v. 14, n. 1, p.1421-1428, 2009.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Global strategy for infant nf young child feeding. Geneva; 2003. OMS – Organização Mundial da Saúde. Organização Pan-Americana da Saúde. Evidências científicas dos dez passos para o sucesso no aleitamento materno. Brasília; 2001.