Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Laboratório de Estudos Epidemiológicos da UFRN (LEEp-UFRN) em ação: Desenvolvendo uma Sala de Situação de Saúde para o Município de Natal/RN
Grasiela Piuvezam, Tatyana Maria Silva de Souza Rosendo, Isac Davidson Santiago Fernandes Pimenta, Thiago Victor de Lima Brasil, Vivianni Barros Wanderley, Lívia Maria Martins da Silva, Iago Souza da Silva

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


Descrição da Atividade: As informações precisas e atuais propiciam tomadas de decisões confiáveis além de melhoria nos processos de gestão e de atenção à saúde. Diante disso, torna-se fundamental que todo estudante e profissional da área de saúde, gestor e cidadão tenham acesso as informações geradas na área da saúde. Neste sentido, o Laboratório de Estudos Epidemiológicos - LEEp - da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) através de oficinas com os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Natal trabalharam com o objetivo de desenvolver uma Sala de Situação de Saúde para o município de Natal/RN. A Sala de Situação de Saúde é um instrumento informatizado que integra os principais sistemas de informações em saúde e produz um conjunto de indicadores selecionados que podem auxiliar no processo de tomada de decisão pelos gestores e profissionais de saúde e fazem com que o cidadão tenha conhecimento da situação de saúde do lugar onde vive. Para isso foram realizadas diversas oficinas para seleção de indicadores com os profissionais de saúde, professores e alunos envolvidos.

Resultados Alcançados: Nas oficinas foram selecionados 20 indicadores de morbidade, 24 de mortalidade, 4 de Gestão e disponibilizada uma relação da rede de serviços de Natal. Foi desenvolvida uma página na internet para disponibilização das informações e diversos textos de apoio de fácil compreensão para os indicadores, desenvolvidos por alunos e professores colaboradores.

Repercussões da Experiência: Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), foi lançada a sala de Situação Estratégica em Saúde (SIES), em 10 de dezembro de 2014. A experiência atraiu a atenção da Gestão do SUS estadual, na perspectiva de criação de uma sala de situação para o Rio Grande do Norte.


Palavras-chave


Diagnóstico da Situação de Saúde; Sistemas de Informação; Projetos de Tecnologias de Informação e Comunicação; Gestão da Informação em Saúde

Referências


Referências:

Branco, Maria Alice Fernandes. Informação e Saúde: uma ciência e suas políticas em uma nova era. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz. 2006. 222p. 2. Carvalho, André de Oliveira.

Sistemas de Informação em Saúde para Municípios. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Série Saúde & Cidadania: Volume 6. 1998. 117p.

Portela, Luis Eugênio; Teixeira, Carmem Fontes. Epidemiologia e Gestão de Serviços de Saúde. In: Almeida Filho, N; Barreto, Mauricio L. Epidemiologia & Saúde. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2011. 605-628pp.

Mota, Eduardo; Carvalho, Dea Mara T. Sistemas de Informação em Saúde. In: Rouquayrol, M.Z.; Almeida Filho, N. Epidemiologia & Saúde. Medsi, Rio de Janeiro, 2003. 605-628 pp.

Teixeira, Glória Maria; Costa, Maria Conceição N.; Dias, Juarez P.; Silva-Júnior, Jarbas Barbosa. Vigilância e Monitoramento de Eventos Epidemiológicos. In: Almeida Filho, N; Barreto, Mauricio L. Epidemiologia & Saúde. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2011. 605-628pp.

Secretaria da Saúde do Estado de Santa Catarina. Sistemas de Informação em saúde. SES Santa Catarina. Disponível em URL: www.saude.sc.gov.br [2010 outubro 25].

Almeida MF. Descentralização de Sistemas de Informação e o uso de informações a nível municipal. IESUS, 1998. VII (3): 27-33.

Ministério da Saúde. Sistemas de Informação em saúde e a Vigilância epidemiológica. In: Guia de Vigilância Epidemiológica. Brasília: FUNASA; 1998.

Ministério da Saúde. DATASUS: Produtos e Serviços [online]. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2004. Disponível em URL: www.datasus.gov.br [2004 maio 31].

Scatena JHG, Tanaka OY. Utilização do Sistema de Informações Hospitalares (SIH-SUS) e do Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA-SUS) na Análise da Descentralização da Saúde em Mato Grosso, Informe Epidemiológico do SUS, 2001. V. 10, n. 1, p. 19-30.

Carvalho DM. Grandes Sistemas Nacionais de Informação em Saúde: Revisão e Discussão da Situação Atual. Informe Epidemiológico do SUS, 1997. V. 5, n. 4, p. 7-46.