Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
A vivência do VER-SUS como norteador do conhecimento sobre o SUS para discentes do curso de Nutrição
Jéssica Morais de Araújo, Jussara Cristina Alves Medeiros, Valéria Andrade Mariz, Bruna Rafaely Melo de Souza

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


O estudo trata da experiência de acadêmicos de nutrição no programa “Vivências e Estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS)” e como este estágio desenvolveu maiores conhecimentos acerca do funcionamento do SUS, objetivando mostrar a realidade dentro dos equipamentos de saúde dos municípios.

O trabalho consiste em um relato de experiência vivenciado por graduandos que participaram do projeto VER-SUS o qual aconteceu sob forma de voluntariado, onde grupos de 10 estudantes acompanhados por 2 facilitadores, também estudantes, foram distribuídos no interior do estado do Rio Grande do Norte em três municípios, no período de 14 a 23 de julho de 2014. Os voluntários foram selecionados pelo processo seletivo promovido pela Rede Unida e todos pertencem a cursos de graduação deuniversidades públicas e privadas.

Um dos maiores questionamentos dos estudantes da área da saúde é a sensação de insegurança para atuarem nos serviços de saúde brasileiros. Sendo esta idéia compartilhada também pelos discentes do curso de nutrição. As queixas se baseiamem não saber o real funcionamento do SUS, sua gestão, seus objetivos e sua abrangência. Vale ressaltar que uma das causas para esse despreparo pode estar relacionada ao mau desenvolvimento de atividades práticas curriculares, ou quando existentes com uma carga horária insuficiente e ainda atrelada a uma superlotação de graduandos em pequenos espaços dos serviços de saúde.

Assim, o VER-SUS é visto como meio norteador para que esses graduandos possam atuar dentro do SUS de forma eficaz.  Com a vivência, viu-se muito das fragilidades dentro do Sistema, mas também potencialidades que foram ganchos para se buscar sempre melhorias no atendimento à população. Dentre as três cidades visitadas, apenas uma mostrava o trabalho do nutricionista de maneira eficaz, com cuidados relativos à alimentação e nutrição voltados a promoção e proteção da saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento de agravos, contribuindo para a conformação de uma rede integrada, resolutiva e humanizada de cuidados, enquanto as outras deixavam a desejar.

Portanto, a vivência trouxe uma visão ampliada de como o nutricionista atua ou deveria atuar no SUS e como este é um sistema que visa garantir o direito à saúde de todos os brasileiros e que contribui para a Segurança Alimentar e Nutricional, podendo o nutricionista contribuir com esse propósito de diferentes formas enquanto profissional desse sistema.

Palavras-chave


VER-SUS; Vivências; Nutrição

Referências


REIS, E. P. Reflexões leigas para a formulação de uma agenda de pesquisa em políticas públicas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 18, n. 51, p. 21-30, 2003.

LEMOS, M.; FONTOURA, M. A integração da educação e trabalho na saúde e a política de educação permanente em saúde do SUS-BA. Revista Baiana Saúde Pública, v. 33, n. 1, p. 113-20, 2003.

COQUEIRO, J. M.; SANTOS, K. F.; LEAL, S.R. Estágio de vivências no SUS-BA: construindo espaços de aprendizagem entre estudantes e serviços de saúde. Revista de Saúde pública, v.37, n.4, p.1042-1050, 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Comissão de Representação do Movimento Estudantil da Área da Saúde. Projeto VER-SUS\Brasil: vivência e estágio na realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil. Brasília: Ministério da saúde; 2003.