Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
POTENCIALIZANDO O PROGRAMA HIPERDIA EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Sabrina Daiane Gurgel Sarmento, Rodrigo Assis Neves Dantas, Daniele Vieira Dantas, Roberta de Lima Cavalcanti, Izabelle Cristine Tarquinio de Carvalho, Larissa Lima Moulin, Millâny Kivia Pereira Soares, José Joandson de Souza dos Santos, Jéssica Cristhyanne Peixoto Nascimento, Kezauyn Miranda Aiquoc, Danielly Oliveira Pitombeira, Vanessa Pinheiro Barreto, Amanda de Oliveira Pantuza

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


Descrição da experiência: O diabetes mellitus (DM) e a hipertensão arterial sistêmica (HAS) são responsáveis pela primeira causa de mortalidade e de hospitalizações no Sistema Único de Saúde (SUS). A DM é caracterizada por uma hiperglicemia e distúrbios no metabolismo, provocando uma falha na ação/secreção da insulina. A HAS está presente em 24,3% da população adulta, no Brasil segundo Ministério da Saúde e representa importante fator de risco para doenças cardiovasculares. Em março de 2002, é aprovada a Portaria/GM n° 16, que estabelece o Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus, chamado Hiperdia o programa visa a organização da assistência, prevenção e promoção à saúde, a vinculação dos usuários à rede, a implementação de programa de educação permanente em hipertensão arterial. Portanto, percebe-se a necessidade de promover ação em saúde a este grupo de indivíduos que enfrentem dificuldades, na adesão a terapêutica, baixo conhecimento sobre sua doença, entre outros fatores que podem influenciar de modo negativo à qualidade de vida destes. Diante deste quadro, pode-se inferir a importância de desenvolver ações de promoção da saúde com este grupo de indivíduos, e com o propósito de promover educação em saúde, os discentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte durante as atividades práticas da disciplina Atenção Integral à Saúde II, desenvolveu uma palestra em uma Unidade de Saúde da Família de Natal- RN, no ano de 2015. Com o objetivo de: identificar o conhecimento do público-alvo sobre o tema, discutir sobre as patologias diabetes e hipertensão, debater sobre métodos de prevenção e tratamento. Resultados alcançados: O propósito era atingir todos os inscritos no programa HiperDia daquela unidade, no entanto, menos da metade compareceu. Aqueles que compareceram, demonstram-se bastante participativos e foi possível sanar as dúvidas, e perceber a repercussão que a doença trás para a vida destas pessoas. Além de proporcionar aos discentes, uma experiência nova, de promover educação em saúde. Repercussão da experiência: Constatou-se a importância do Programa Hiperdia para melhoria da qualidade de vida e redução dos possíveis agravos aos portadores de DM e/ou HAS, ainda foi possível avaliar a dificuldade de reunir todos os participantes deste grupo da Unidade de Saúde da Família, para o desenvolvimento de ações educativas. Descritores: Hipertensão, Diabetes Mellitus, Educação em Saúde.

Palavras-chave


Hipertensão; Diabetes Mellitus; Educação em Saúde

Referências


  1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o Cuidado da Pessoa com Doença Crônica: Diabetes Mellitus. [on line] Brasília: Ministério da Saúde; 2013 [ Acesso em 2015 Out 8]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategias_cuidado_pessoa_diabetes_mellitus_cab36.pdf.
  2. Aronow WS. Treatment of systemic hypertesion. Am J Cardiovasc Dis on line [periódico na internet]. 2012 jul [ Acesso em 2015 Out 7]; 2(3):160-170. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3427981/.
  3. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde Vigitel Brasil 2012 : vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. [on line] Brasília: Ministério da Saúde; 2013 [Acesso em 2015 Out 8]. Disponível em: http://www.abeso.org.br/uploads/downloads/74/553a2473e1673.pdf.
  4. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria N° 371, de 3 de janeiro de 2002. Instituiu o Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus. Diário Oficial da União n° 44, mar de 2002; Seção 1.