Última alteração: 2015-10-29
Resumo
O Programa “Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica (PINAB)” consiste em uma experiência de Extensão pela Educação Popular vinculada a Universidade Federal da Paraíba, o qual desenvolve ações voltadas à Promoção da Saúde e à Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no contexto da Saúde da Família, e processos de construção compartilhada de trabalhos sociais em três comunidades em João Pessoa-PB. Em sua atuação, o PINAB contempla grupos operativos construídos de maneira compartilhada com a Unidade de Saúde da Família Vila Saúde, tais como: Puericultura, HiperDia, Saúde Mental, Horta Comunitária, Espaço de Diálogo, Escola e Idosos. Participam da gestão das ações: estudantes, docentes, pós-graduandos, trabalhadores de saúde da família e educadoras populares. As frentes são planejadas semanalmente com moradores da comunidade e residentes médicos e multiprofissionais em saúde da família. Também contempla iniciativas como: visitas domiciliares, apoio ao Movimento Popular de Saúde da Paraíba, mapeamento de conselhos distritais de saúde de João Pessoa, construção de um Fórum de SAN no território, e a promoção de um curso de SAN com ênfase na formação em práticas sociais de combate à fome e pobreza na comunidade. A operacionalização da gestão compartilhada do Programa se dá a partir de espaços como as reuniões de acompanhamento e orientação aos estudantes; reuniões de formação, com discussões teóricas sobre temas relativos as ações; e reuniões semanais com a comunidade e a equipe de saúde. Através dessas intervenções, o PINAB apoia às iniciativas e exercícios emancipatórios no contexto comunitário, com vistas ao empoderamento, na perspectiva de aprimorar estratégias e caminhos participativos de cuidado em saúde, sobretudo no que tange à vida com qualidade e dignidade. Nas ações cotidianas é fundamental o diálogo com trabalhadores e moradores, visando à concretização de espaços onde a Promoção da Saúde se corporifique, incluindo o reconhecimento da alteridade e dos sentidos do outro e o enfrentamento dos determinantes sociais em saúde. Percebe-se, assim, a contribuição na formação de profissionais com postura crítica e humanística, comprometidos com questões sociais populares, particularmente à garantia da saúde, da alimentação como direito e do enfrentamento sistemático de situações de vulnerabilidades, aprimorando-se uma abordagem com o vínculo afetivo e o estímulo à participação social por meio da problematização da realidade local.