Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

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INTRODUÇÃO DA BIOÉTICA NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM NO PROCESSO MORTE E MORRER
Paula Beatriz de Souza, Érika Rayanne Costa da Silva, Dase Luyza Barbosa de Sousa, Ana Safira Trajano da Silva, Rita de Kassia Soares da Silva, Carla Karoline da Silva Simião, Edivania de Almeida Silva, Helena Priscila Pereira, Lucélia Fernandes de Almeida

Última alteração: 2016-01-20

Resumo


Introdução: O ensino da bioética no curso de graduação em enfermagem nos direcionar a um novo olhar do contexto social do processo morte e morrer, sendo a morte um evento biológico e irreversível que encerra o ciclo da vida. O profissional de enfermagem deve estar preparado para vivenciar de maneira humana e profissional a realidade na qual está inserido, compreendendo os fundamentos da ética moral e bioética na sociedade ao tornar esse processo humanizado e acolhedor.  Objetivos: Observar como o ensino da ética está sendo transmitido aos acadêmicos de enfermagem e destacar a importância da mesma para o desenvolvimento moral do aluno. Metodologia: Este trabalho consiste na aplicação de metodologia de ensino da bioética aplicada no curso de graduação de enfermagem, desenvolvida por acadêmicos de enfermagem, regularmente matriculados no 8º período do referido curso, desenvolvida no segundo semestre do ano de 2015, mediante análise observacional de como está sendo abordado o presente tema durante a construção do aprendizado durante a graduação. Resultados: Diante da metodologia adotada, foi observado o estímulo ao desenvolvimento de competências e habilidades a partir dos conteúdos que foram abordados durante a construção do conhecimento da ética no âmbito acadêmico, com o desenvolvimento de reflexões sobre o julgamento técnico, inovação no processo morte e morrer. Com uma postura crítica e reflexiva diante da realidade fática, busca-se permanentemente preservar o bem estar da pessoa assistida e contribuir para a manutenção da vida, a partir dos princípios da bioética. Destaca-se, também, a importância da humanização em saúde e da enfermagem a partir de uma construção social do sujeito, com sua realidade única e singular, atuando em consonância com o entendimento da natureza de um agente público e com a responsabilidade ética inerente ao exercício da enfermagem. Conclusão: Concluímos ao final deste trabalho que os valores a serem desenvolvidos pelos acadêmicos precisam estar fundamentados na preservação do padrão de qualidade da assistência de enfermagem em todos os níveis de atenção à saúde. Assim sendo, é fundamental compreender a natureza, as funções, a forma de atuação e os instrumentos legais inerentes às entidades de classe da enfermagem, para o desenvolvimento de uma consciência profissional e humana, pautadas em princípios éticos, que respeita a singularidade e subjetividade de cada sujeito.

Palavras-chave


Bioética; Acolhimento; Educação em saúde

Referências


Diaz Bordenave J, Pereira AM. Estratégias de ensino aprendizagem, 8a ed. Petrópolis; (RJ).

BOFF, Leonardo. Ética e moral: a busca dos fundamentos. Petrópolis: Vozes, 2003. 125p.