Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
SAÚDE NA PRAIA: O ENCONTRO DO MAR COM O SUS
claudia helen de brito jaques

Última alteração: 2015-10-26

Resumo


A Estratégia de Saúde da Família implantada na Vila de Ponta Negra, localizada numa das mais belas e frequentadas praias da cidade de Natal-RN, Brasil, saiu dos muros da Unidade e foi até a orla marítima para realizar ações de promoção e prevenção, de inicio direcionado a saúde do homem, e posteriormente permanecendo com uma ação da USF. Objetivo: Ampliar o acesso dos trabalhadores, moradores da Vila de Ponta Negra ao SUS. Metodologia: As equipes levam à população da praia alguns serviços básicos tais como: imunização, aferição de PA e Teste glicêmico, prevenção do câncer de boca, panfletos educativos com ênfase nas DST-AIDS, camisinhas femininas e masculinas, solicitação de exames de PSA e um rastreamento populacional da Diabetes Mellitus. Resultados: Estamos na quarta edição dessa ação: Novembro Azul, a Versão Carnavalesca e Mês das Mães. Foram num total de 798 pessoas a passar por essas ações e a receber informações de educação em saúde e atendimentos básicos de prevenção. Conclusão: Trata-se de um trabalho inovador, que vai além das fronteiras do território, alcançando uma população cosmopolita e consolidando os princípios do SUS de universalização, integralidade e acessibilidade.


Referências


BAHIA. Governo do Estado da Bahia. Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (CESEBE). Protocolos clínicos para assistência ao Diabetes na atenção básica de saúde, 2010. (on line). Disponível em: <http://acispar.com.br>. Acesso em: 20 jun. 2015.

BRASIL, Sala de Apoio à Gestão Estratégica (SAGE). SCNS: indicadoress de saúde a um clique. Disponível em: <http//189.28.128.178/sage/>. Acesso em: 10 jul. 2013.

________. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem: princípios e diretrizes / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas – Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/805-sas-raiz/daet-raiz/saude>. Acesso em: 8 jul. 2015.

 

______. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Cadernos de Atenção Básica, n. 36. Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/index.php>. Acesso em: 4 jul. 2015.

CHIESA, A. M.; FRACOLLI, L. A. O trabalho dos agentes comunitários de saúde nas grandes cidades: análise do seu potencial na perspectiva da promoção da saúde. Rev. Bras. de Saúde da Fam. jan. 2003 – abril 2004; 7 (ed. Especial), p. 42-9.

NATAL, Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. Anuário Natal 2013. Natal, RN, SEMURB 2013.

 

OLIVEIRA, A. R. S. M; ALCÂNTARA, M. S; SILVA, R. C. Contos, Cantos e Encantos de Felipe Camarão: histórias do PSF. 3. ed. São Paulo: WB, 2010. p. 182.

PAIM, J. S. Reforma sanitária brasileira: avanços, limites e perspectivas. In: MATTA, G. C., LIMA, J. C. F. (Org.). Estado, sociedade e formação profissional em saúde: contradições e desafios em 20 anos de SUS. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2008, p. 91-122.

SILVA, A. M. História e produção do espaço da Vila de Ponta Negra – Natal/RN. Elementos para uma reflexão sobre o turismo local. Turismo: Estudos & Práticas (RTEP/UERN), Mossoró/RN, v. 2, n. 1, jan./jun. 2013. Disponível em: <http://periodicos.uern.br/index.php/turismo>. Acesso em: 23 jun. 2015.

SOUSA, M. F. A enfermagem reconstruindo sua prática: mais que uma conquista do PSF. Rev. Bras. de Enferm. Jul 2000; 53 (ed. especial), p. 25-30.