Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

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BLITZ DO CORAÇÃO: terreno fértil para (trans)formações do processo de formação em saúde a partir da articulação ensino-serviço-comunidade
Leandro Ferreira de Melo, Jean Jeyfison de Sousa Mendonça, Newton Chaves Nobre, Rodrigo Jácob Moreira de Freitas, Emilly Ed Nogueira do Couto Borges dos Santos, Maria Conceição Vieira Barbalho, Raiza Magalhães Pegado

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


A “Blitz do Coração” é um projeto da Gerencia Executiva de Saúde em parceria com a Universidade Potiguar atuantes na cidade de Mossoró/RN, e consiste na realização de atividades multiprofissionais de saúde nos diversos espaços (ruas, escolas, igrejas, praças, unidades de saúde) do município. Tem por objetivo, proporcionar aos usuários maior esclarecimento sobre as doenças crônicas não transmissíveis e, consequentemente, mudanças na qualidade de vida da comunidade, tendo em vista os pilares do SUS. A vivência de alunos de graduação no projeto condiz com a necessidade de uma aprendizagem inovadora, que não se limite apenas ao conhecimento teórico de condutas e procedimentos, mas que se baseie fundamentalmente no relacionamento com os usuários inseridos em uma realidade, com necessidades e condições especiais. Diante disso, objetiva-se relatar as experiências adquiridas para o processo de formação em saúde dos alunos de graduação da Universidade Potiguar inseridos no projeto. A extensão universitária é um elemento fundamental na transformação do processo ensino-aprendizagem, atuando como elo entre a Universidade e a comunidade na construção de caminhos para a promoção à saúde. Dentro da academia, o ensino se volta à direcionar o estudante para a repetição de procedimentos, entretanto, a inserção na realidade desempenha um importante papel na práxis desses sujeitos, pois em meio as necessidades vividas e identificadas no projeto, o acadêmico pode traçar estratégias de atuação, e também, ir construindo o perfil profissional que busca ser, pois como futuro profissional, as vivência lhes propõem um saber que vai além do livros. No projeto, os alunos têm a oportunidade de entrar em contato com o território, entendendo a importância do trabalho de prevenção na atenção primária e proporcionando atividades de educação popular, aconselhamentos. Esses momentos são enriquecedores tanto para a comunidade alvo das atividades, como para a construção acadêmica do estudante, que guiam seu aprendizado a partir das experiências com o trabalho em equipe, buscando conduzir ao atendimento integral do usuário. As práticas vividas transformam o processo de formação do aluno, que após entrar em contato com a complexa dinâmica social, passam a articular o conhecimento teórico construído em sala com os saberes e práticas produzidas na própria comunidade, fornecendo um novo olhar sobre seu processo de formação, e a capacidade de atuar de acordo com as necessidades do território.

Palavras-chave


Atenção Básica; Extensão; Universidade; Educação em Saúde