Tamanho da fonte:
Relato da assistência de enfermagem ao paciente em centro cirúrgico submetido à apendicectomia
Última alteração: 2015-10-29
Resumo
A apendicite é uma inflamação do apêndice vermiforme decorrente da dificuldade de drenagem do conteúdo apendicular, do aumento do volume do apêndice e alterações circulatórias. Para o tratamento, a cirurgia esta indicada, e deve ser realizada logo que possível, visando diminuir os riscos de perfuração, sepse e morte. Objetiva-se relatar a assistência de enfermagem ao paciente em centro cirúrgico submetido à apendicectomia. Trata-se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicos do curso de graduação de Enfermagem durante as atividades práticas da disciplina de Atenção Integral à Saúde I, no centro cirúrgico de um hospital Estadual do município de Natal-RN, realizado em maio/2015. A experiência constou da assistência de enfermagem a um adolescente diagnosticado com apendicite, admitido no centro cirúrgico para realização de apendicectomia. Os cuidados foram proporcionados pela utilização do Processo de Enfermagem (PE), o qual foi realizado por meio da entrevista, exame físico e coleta de dados no prontuário do paciente. Após avaliação e julgamento clínico, os dados foram usados para elaboração dos diagnósticos da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA), intervenção da Nursing Interventions Classification (NIC) e avaliação dos resultados da Nursing Outcomes Classification (NOC). Os resultados demonstraram que o Processo de Enfermagem é aplicável no centro cirúrgico, mesmo com o tempo de acompanhamento ao paciente limitado, o que exige do aluno bastante conhecimento e manejo sobre o assunto. O paciente apresentava conhecimento deficiente sobre sua patologia e o procedimento cirúrgico o qual iria se submeter, além da ansiedade aparente. As intervenções, focadas nesses dois problemas, contribuíram positivamente para a melhoria das condições do paciente, ajudando-o a compreender melhor sobre o procedimento e diminuindo a ansiedade através do diálogo com o mesmo. Conclui-se que uma assistência sistematizada contribui para a realização de cuidados direcionados às necessidades do paciente, proporcionando, durante a implementação das ações, melhor avaliação dos resultados e, sempre que necessário, a modificação ou finalização de algumas intervenções. Ressalta-se a importância do processo de enfermagem como foco do trabalho do enfermeiro, na perspectiva de favorecer a reabilitação do paciente, bem como reforçar a credibilidade do trabalho de enfermagem.
Palavras-chave
Sistematização da Assistência de Enfermagem; Centros Cirúrgicos; Apendicectomia; Aprendizagem Baseada em Problemas; Estudantes de Enfermagem
Referências
NANDA. Diagnostico de Enfermagem da NANDA: definições e classificações. Rio de Janeiro, Artent, 2012-2014.
DOCHTERMAN J. M.; BULECHECK G. M. Classificação das Intervenções de Enfermagem: NIC. 4. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 988 p.
MOORHEAD S. et al. NOC: Classificação dos resultados de enfermagem. 4. ed.Rio de Janeio: Elsevier,2010