Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Projeto de Relações Interpessoais com Residentes Multiprofissionais: Relato de Experiência
Tainah Pessoa Cabral, Mairthes Fernanda de Medeiros Freitas, Welina Maria de Paiva Dias, César Vasconcelos Cortez, Fadja Synara Guimarães de França Lima, Suênia Sâmara de Morais Lopes da Cruz, Jaíza Pontes de Lima Holanda, Jacqueline Cavalcante e Silva

Última alteração: 2016-01-20

Resumo


O convívio entre diferentes profissionais no âmbito da saúde pode ser um fator positivo ou negativo ao processo de trabalho, a depender do modo com que as relações interpessoais entre os sujeitos são conduzidas, visto que estas se refletem diretamente na assistência em saúde. A partir disso, trata-se de um relato de experiência vivenciada durante o processo de formação da primeira turma de Residentes Multiprofissionais em Atenção Básica e Saúde da Família e Comunidade, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte em parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró/RN, que seu deu por meio da aplicabilidade de um Projeto de Relações Interpessoais já existente em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade. Idealizado por uma enfermeira em 2013, o projeto se inicia com a divisão dos funcionários da UBS em pequenos grupos, os quais passam a ser responsáveis pela escolha de uma temática que considerem importante a ser desenvolvida no ambiente de trabalho, a fim de apresentar à equipe de forma criativa e reflexiva nas reuniões que ocorrem de forma mensal. Desse modo, em um momento de desgaste físico e emocional em que se encontravam os residentes, a equipe que já vivenciava essa experiência apresentou como proposta aos demais o projeto intitulado "Viver Melhor no Trabalho", no intuito de resgatar as relações afetivas e qualificar os vínculos profissionais. Para isso, organizou-se um dia diferenciado da rotina dos residentes, com vídeos, músicas, dinâmicas e momentos de reflexão que permitiram a adesão ao projeto e desenvolvimento entre eles, sendo a divisão dos grupos por categoria profissional. A partir disso, deu-se seguimento à proposta com a organização dos fisioterapeutas residentes, responsáveis em apresentar o primeiro tema gerador de reflexão. A ideia surgiu em um momento bastante oportuno, visto que permitiu a cada um externar o que sentia em relação às dificuldades enfrentadas durante o processo de formação, promovendo autoreflexão e renovação entre os componentes. A proposta se expandiu após surgir o interesse de pôr em prática em uma outra UBS composta por uma das equipes de residentes. Por ainda estar em andamento, espera-se que os temas a serem apresentados possam ser aplicados na rotina de todos os participantes e proporcionem frutos positivos quanto à melhoria da qualidade de vida no trabalho.

Palavras-chave


Relações Interpessoais; Residência Multiprofissional; Trabalho em Saúde

Referências


1. HOLANDA, Jaíza Ponte de Lima; SILVA, Jacqueline Cavalcante e; COSTA, Suian Rosângela Damião. Ambiente de Trabalho em Saúde: melhor qualidade nas relações interpessoais. 2015.

2. MARTINS, Alexandra da Rosa et al. Relações Interpessoais, Equipe de Trabalho e seus Reflexos na Atenção Básica. Revista Brasileira de Educação Médica. 2012.