Tamanho da fonte:
Projeto de Relações Interpessoais com Residentes Multiprofissionais: Relato de Experiência
Última alteração: 2016-01-20
Resumo
O convívio entre diferentes profissionais no âmbito da saúde pode ser um fator positivo ou negativo ao processo de trabalho, a depender do modo com que as relações interpessoais entre os sujeitos são conduzidas, visto que estas se refletem diretamente na assistência em saúde. A partir disso, trata-se de um relato de experiência vivenciada durante o processo de formação da primeira turma de Residentes Multiprofissionais em Atenção Básica e Saúde da Família e Comunidade, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte em parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró/RN, que seu deu por meio da aplicabilidade de um Projeto de Relações Interpessoais já existente em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade. Idealizado por uma enfermeira em 2013, o projeto se inicia com a divisão dos funcionários da UBS em pequenos grupos, os quais passam a ser responsáveis pela escolha de uma temática que considerem importante a ser desenvolvida no ambiente de trabalho, a fim de apresentar à equipe de forma criativa e reflexiva nas reuniões que ocorrem de forma mensal. Desse modo, em um momento de desgaste físico e emocional em que se encontravam os residentes, a equipe que já vivenciava essa experiência apresentou como proposta aos demais o projeto intitulado "Viver Melhor no Trabalho", no intuito de resgatar as relações afetivas e qualificar os vínculos profissionais. Para isso, organizou-se um dia diferenciado da rotina dos residentes, com vídeos, músicas, dinâmicas e momentos de reflexão que permitiram a adesão ao projeto e desenvolvimento entre eles, sendo a divisão dos grupos por categoria profissional. A partir disso, deu-se seguimento à proposta com a organização dos fisioterapeutas residentes, responsáveis em apresentar o primeiro tema gerador de reflexão. A ideia surgiu em um momento bastante oportuno, visto que permitiu a cada um externar o que sentia em relação às dificuldades enfrentadas durante o processo de formação, promovendo autoreflexão e renovação entre os componentes. A proposta se expandiu após surgir o interesse de pôr em prática em uma outra UBS composta por uma das equipes de residentes. Por ainda estar em andamento, espera-se que os temas a serem apresentados possam ser aplicados na rotina de todos os participantes e proporcionem frutos positivos quanto à melhoria da qualidade de vida no trabalho.
Palavras-chave
Relações Interpessoais; Residência Multiprofissional; Trabalho em Saúde
Referências
1. HOLANDA, Jaíza Ponte de Lima; SILVA, Jacqueline Cavalcante e; COSTA, Suian Rosângela Damião. Ambiente de Trabalho em Saúde: melhor qualidade nas relações interpessoais. 2015.
2. MARTINS, Alexandra da Rosa et al. Relações Interpessoais, Equipe de Trabalho e seus Reflexos na Atenção Básica. Revista Brasileira de Educação Médica. 2012.