Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
A INSERÇÃO DA FISIOTERAPIA EM CENTROS DE CONVIVÊNCIA DE IDOSOS: UM INCREMENTO NA ASSISTÊNCIA SOCIAL
Bartolomeu Fagundes de Lima Filho, Ana Letícia de Souza Pereira, Alianny Raphaely Rodrigues Pereira, Diego de Souza Dantas, Fernanda Diniz de Sá

Última alteração: 2015-10-26

Resumo


DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA

O Brasil será o sexto país em população idosa do mundo dentro de poucos anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O rastreio das condições de vida do idoso é fundamental para que haja a adoção de medidas importantes para o envelhecer populacional com saúde e amparo social. Para isso, o trabalho visa descrever as experiências vivenciadas por um estudante de graduação em fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em centros de convivência para idosos da cidade de Santa Cruz/RN. Os encontros aconteciam nas terças e quintas-feiras no período vespertino, das 14h até às 17h. Na terça-feira, os encontros possuíam a atividade da dança como seu foco principal, contando com a participação de bandas da região e cantores locais; já na quinta-feira, havia palestras de diversos temas, como saúde, religião, direito do idoso, importância da atividade física e assistência social. Ainda, mesas se encontravam dispersas pelo salão para os idosos jogarem cartas, dominó e demais jogos de tabuleiro e cadeiras para descansarem. Decorridas 1h30min de encontro, o lanche era servido e os idosos pareciam satisfeitos. Os centros de convivência são pactuados com a secretaria de Assistência Social e contava com a participação de diversos profissionais e acadêmicos para o desenvolvimento de atividades específicas. As atividades propostas pela fisioterapia baseavam-se na prevenção de agravos a partir de alongamentos, exercícios resistidos, orientações posturais, diminuição de risco cardiovascular, exercícios de memorização, equilíbrio, controle motor, dentre outros.

RESULTADOS ALCANÇADOS

Como resultados alcançados, os mais importantes baseavam-se na participação ativa dos idosos. A cada dia de encontro a participação se tornava menos evasiva e mais contributiva. Os temas dos próximos momentos sempre eram discutidos previamente para que eles dessem suas opiniões. No geral, cerca de 120 idosos são cadastrados nas atividades dos grupos, com participação efetiva e dados sempre atualizados.

REPERCUSSÕES DA EXPERIÊNCIA

Todas as atividades propostas pela fisioterapia eram bem aderidas e a cada momento gerava-se uma interação específica da universidade com a realidade loco regional a qual ela está inserida. Ainda, a vivência prática da integralidade, princípio doutrinário do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalece o processo de ensino-aprendizagem e engrandece a formação acadêmica dos estudantes.

Palavras-chave


Fisioterapia; Centros de convivência para idosos; Promoção de saúde

Referências


PORCIÚNCULA, Rita de Cássia Román et al. Perfil socioepidemiológico e autonomia de longevos em Recife-PE, Nordeste do Brasil. Rev. bras. geriatr. gerontol. v. 17, n. 2, p. 315-325, 2014.

RAMOS, Luiz Roberto. Fatores determinantes do envelhecimento saudável em idosos residentes em centro urbano: Projeto Epidoso, São Paulo Determinant factors for healthy aging among senior citizens in a large city: the Epidoso. Cad. saúde pública, v. 19, n. 3, p. 793-798, 2003.

PAGOTTO, Valéria; SILVEIRA, Erika Aparecida; VELASCO, Wisley Donizetti. Perfil das hospitalizações e fatores associados em idosos usuários do SUS. Revista Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, n. 10, 2013.

SCHIMIDT, Teresa Cristina Gioia; DA SILVA, Maria Julia Paes. Reconhecimento dos aspectos tacêsicos para o cuidado afetivo e de qualidade ao idoso hospitalizado. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 47, n. 2, p. 426-432, 2013.

WHITEHEAD, M. The concepts and principles of equity and health. EUR/ICP/RPD 414, 7734r, Geneva: WHO, 2000.