Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Relato de Experiência: Prevenção ao câncer de mama e de colo de útero numa Estratégia de Saúde da Família no município de Natal
Rayla Patrícia da Silva Andrade, Jacqueline Patrícia da Silva Andrade, Michell Platiny Cândido Duarte

Última alteração: 2015-10-26

Resumo


Descrição da experiência: Este estudo consiste em um relato de experiência vivenciado por acadêmicos do 8° período do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior numa Estratégia de Saúde da Família no município de Natal. O desconhecimento do câncer de mama e de colo de útero e a desvalorização da realização do exame de citologia oncótica por parte de uma parcela da população, foi o que levou ao desenvolvimento de uma atividade de educação em saúde. O público alvo foram mulheres com faixa etária de 19 a 35 anos. A atividade foi desenvolvida em dois momentos, no primeiro ocorreu à realização de uma explanação sobre a epidemiologia da doença, sinais e sintomas, prevenção e tratamento, acrescido de ferramentas visuais para exposição de informação e diálogos proposto pelos coordenadores ao público assistido. No segundo momento em formato de roda de conversa foi destinado ao esclarecimento de dúvidas. A intervenção contou com a participação de 25 mulheres. Resultados alcançados: Grande parte das mulheres tinha dúvidas em como se fazer à detecção precoce do câncer de mama, assim como a realização da mamografia.  Estando algumas sem realizar a citologia oncótica há algum tempo. Repercussões da experiência: A intervenção foi bastante positiva. Observou-se o interesse das mulheres pelo assunto abordado, com a participação nas discussões com o enfoque no autocuidado. Evidencia-se que as abordagens educativas são de grande relevância e devem estar presentes no processo de trabalho das equipes, seja em momentos coletivos ou em momentos individuais de consulta.


Palavras-chave


Educação em saúde; Prevenção de Câncer de Mama; Prevenção de Câncer de Colo Uterino

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. 2. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2013.124 p.(Cadernos de Atenção Básica, n. 13). Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/controle_canceres_colo_utero_2013.pdf Acesso em 09 de out de 2015.

Brasil. Ministério da Saúde. Portal Brasil. Disponível em<http://www.brasil.gov.br/saude/2011/09/cancer-de-mama-e-de-colo-do-utero-tem-mais-chances-de-cura-se-descobertos-cedo> Acesso em 09 de out de 2015.