Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Vivenciando a roda de conversa no cuidado com gestantes
Ivana Cristina Martins de Oliveira, Alana Rodrigues Vale, Isau Dantas de Moraes, Kélia Wenia de Freitas Pereira Rebouças, Polyanna Keitte Fernandes Gurgel, Rita de Cássia da Silva Medeiros

Última alteração: 2015-10-26

Resumo


Descrição da experiência: Na assistência pré-natal, o aspecto educativo ocupa espaço privilegiado. A ação educativa é instrumento valioso, pois o conhecimento produzido e compartilhado é uma ferramenta importante que abre espaço para que gestantes e familiares vivenciem o curso gravídico e puerperal de forma mais positiva, livre e consciente. Trata-se de um trabalho feito em parceria com diferentes profissionais que atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) partindo do princípio de que o pré-natal é imprescindível para garantir a saúde materna e neonatal. Nossa proposta é relatar a experiência na realização de rodas de conversa com gestantes pela Equipe Multiprofissional de Residentes em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade na UBS Dr Helênio Gurgel no município de Mossoró-RN. Ao considerar as necessidades que envolvem a mulher grávida, o diálogo em sala de espera foi estratégia para aproximar a equipe e favorecer um cuidado mais amplo em saúde a gestante e família. Temáticas como direitos da gestante e bebê, saúde bucal, modificações posturais, foram trazidas de forma suave e dinâmica para o centro da roda no intuito de ampliar as informações e desenvolver atitudes de prevenção e promoção à saúde.

Resultados alcançados: No processo de avaliação do trabalho de educação em saúde surgiram entraves que dificultaram o alcance dos objetivos, dentre eles, a falta do espaço físico adequado. Por outro lado, é motivador perceber o empenho para o trabalho em equipe na busca a promoção de um pré-natal de qualidade, respeitando o direito da gestante e família na assistência em vários aspectos relacionados à saúde. No entanto, o trabalho desenvolvido na roda tornou-se essencial para a construção de um espaço de escuta aproximando a gestante da equipe de saúde, esclarecendo também os serviços oferecidos pela UBS no cuidado à mãe e seu bebê, fortalecendo assim o vínculo e confiança no processo de trabalho.

Repercussões da experiência: No decorrer do percurso do acompanhamento a gestante, percebeu-se maior adesão às orientações em especial ao pré-natal odontológico que sofria a priori influências de mitos e tabus de seus procedimentos na gestação. Consequentemente, propôs-se a organização deste atendimento de forma a contemplar consultas odontológicas semanais agendadas, ampliando as possibilidades de ações da equipe multiprofissional de residentes na promoção da qualidade de vida da população usuária dos serviços.


Palavras-chave


Descritores: Pré-natal; Educação em saúde; Equipe multiprofissional.

Referências


ALBUQUERQUE, O. M.R; ABEGG,C; RODRIGUES,C.S. Percepção de gestantes do Programa Saúde da Família em relação a barreiras no atendimento odontológico em Pernambuco, Brasil. Cad.Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20(3): 789-796, mai-jun,2004.

ALVES, C. S; BEZERRA, M.M. Atenção Odontológica no pré-natal: A percepção das gestantes do bairro Padre Palhano, sobral-CE. SANARE.  Ano VI, N.1, jan/jun.2005.

BATISTELLA,F.I.D  ET AL. Conhecimento das gestantes sobre saúde bucal na Rede Pública e em consultórios particulares. RGO, P.Alegre, v.54 ,n.1, p.67-73, jan/mar.2006.

CODATO,L.A.B;  ET AL.  Atenção odontológica à gestante: papel dos profissionais de saúde. Ciênc. Saúde coletiva. vol.16 n.4, Rio de Janeiro, Apr. 2011.

CODATO, L.A.B; NAKAMA,L; MELCHIOR,R. Percepções de gestantes sobre atenção odontológica durante a gravidez. Ciênc. Saúde Coletiva.  vol.13 n.3. Rio de Janeiro May/Jun. 2008.

 

IMPARATO,P.C.J e ECHEVERRIA, S. A gestante no contexto do atendimento odontológico. J. Bras.Odontopediatria, Odontol. Bebê. Campinas, V.5, N.23, jan/fev. 2002.

BRASIL, Ministério da Saúde. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

BRASIL, Ministério da Saúde. Caderno de educação popular e saúde. Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.

BRASIL, Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 4. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2007.

BRASIL, Ministério da Saúde. Pré-natal e Puerpério: atenção qualificada e humanizada – manual técnico. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas – Brasília: Ministério da Saúde, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.