Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Atenção em Saúde: Consolidando o autocuidado pelo processo de ensino-aprendizagem.
Cinthia Rachel Galvão de Farais, Ana Tallita de Oliveira Xavier, Carla Niara Freire Rocha, Lylian Karoline Rosa Barros de Oliveira, Brianne Ponce de Leon Sá e Luna, Gildecio Luiz da Silva Júnior, Lucas de Souza Pessoa, Izete Soares da Silva Dantas Pereira

Última alteração: 2015-10-25

Resumo


DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: As ações do Projeto Sobre HPV, sua Prevenção e Vacinação foram realizadas em dois dias nas escolas Ceamo e Moreira Dias, em Mossoró-RN, em setembro de 2015. Primeiro, alunos do 4º ao 6º anos e professores foram convidados à participação das ações propostas pelo projeto; em seguida, foi enviado aos pais um panfleto informativo do Projeto, contendo esclarecimentos sobre HPV e sua vacina. No dia seguinte, a Roda de Conversa realizada permitiu a interação com os adolescentes através da partilha de informações sobre educação sexual e ações pedagógicas voltadas à sensibilização quanto à vulnerabilidade na vivência precoce e inconsequente da sexualidade. Discutiu-se sobre HPV, sua relação com câncer de colo do útero e a vacinação, além da prevenção das demais DST’s e da gravidez precoce. RESULTADOS DA EXPERÊNCIA: As experiências, portanto, propiciaram a oportunidade de os alunos vivenciarem a Educação em Saúde, sendo orientados a agir com responsabilidade e a procurar um profissional ao decidirem iniciar a vida sexual. As crianças puderam, ainda, através do compartilhamento de saberes, consolidar, pelo processo de ensino-aprendizagem, os conceitos do HPV, sua prevenção e vacinação,  tema central das ações. Nas escolas, cerca de 55% das meninas tinham sido vacinadas, número considerável, mas insatisfatório, pois o HPV, além de não ter cura, é responsável por aproximadamente 92% das neoplasias cervicais. Constatou-se, então, que novos conhecimentos foram construídos, pela discussão sobre informações levadas pela equipe e dúvidas dos alunos. REPERCUSSÕES DA EXPERIÊNCIA: Formaram-se, assim, agentes multiplicadores do conteúdo abordado, capazes de contribuir com o fomento do diálogo corresponsável entre pais, escola e alunos; a promoção do autocuidado e o exercício da cidadania, visto que, informados sobre o HPV e sua vacinação, poderão atentar para a continuidade do ciclo vacinal, elevando a incidência da imunização completa. As ações repercutirão na postura dos acadêmicos enquanto futuros profissionais, cientes de seu dever de sujeitos na produção do cuidado e da Educação em Saúde, cujas tendências propõem incentivar os indivíduos a exercerem a cidadania na comunidade. Desse modo, futuramente, crianças e acadêmicos, sensibilizados à temática, poderão constituir uma sociedade com maiores índices de vacinação e menor incidência de câncer do colo uterino.

Palavras-chave


Papiloma Vírus Humano (HPV); Prevenção Primária; Cobertura Vacinal.

Referências


Nakagawa, J. T. T.; Schirmer, J.; Barbieri, M. Human Papillomavirus (HPV) and uterine cervical câncer. Rev Bras Enferm, Brasília 2010 mar-abr; 63(2): 307-11.