Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Caravana da cidadania: um relato de experiência sobre participação popular em um bairro de Natal-RN
Izabel Fernanda Xavier Silva, Carla Noely Lima Pessoa, Daniele Vieira Dantas, Rodrigo Assis Neves Dantas, Sara Porfírio de Oliveira, Jéssica Cristhyanne Peixoto Nascimento, Ellen de Fátima Lima Vasconcelos, Kezauyn Miranda Aiquoc, José Joandson de Souza Santos, Roberta de Lima Cavalcanti, Izabelle Cristine Tarquinio de Carvalho, Millâny Kívia Pereira Soares, Karen Rayara Bezerra Lima, Sabrina Daiane Gurgel Sarmento, Larissa Lima Moulin, Lívia Maria Nunes Henriques, Renata Melo Maroto

Última alteração: 2015-10-26

Resumo


Por ser uma diretriz assegurada na Constituição brasileira e um princípio garantido pelas Leis Orgânicas de Saúde, a participação popular é de vital para que se concretizem as reivindicações por melhorias das políticas públicas de saúde, de forma que haja uma reformulação dos serviços através da contribuição ativa da comunidade (SERAPIONI, 2014). Este trabalho teve por objetivo relatar a experiência de alunos do curso de Enfermagem acerca de uma intervenção sobre exercício da cidadania. Essa experiência foi realizada por alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em uma comunidade de Natal - RN durante a disciplina Saúde e Cidadania. A intervenção consistiu em um evento de rua denominado Caravana da Cidadania, em que participaram moradores, líderes comunitários e estudantes da UFRN em Novembro de 2014. Neste foram expostas faixas de protesto, as ruas foram bloqueadas e as rádios locais divulgaram a atividade. A atividade teve o intuito de integrar a população a fim de alcançarem os serviços básicos, como: saúde, saneamento, transporte e acessibilidade. Observou-se durante a Caravana que a colaboração populacional se fez essencial e teve voz ativa da comunidade, que reivindicou por seus direitos. A população apresentou-se motivada para continuar pleiteando por seu escopo e compreendendo a importância da sua integração para o sucesso da intervenção. Conclui-se que é vital a presença da população nos movimentos públicos, para que as suas necessidades sejam ouvidas e sugerem-se o incentivo da participação da comunidade por meio dos equipamentos sociais em parceria com as Unidades Básicas de Saúde, de forma a praticar o exercício da cidadania.


Palavras-chave


Participação Cidadã; Direitos Humanos; Estratégia Saúde da Família

Referências


SERAPIONI, Mauro. Os desafios da participação e da cidadania nos sistemas de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 12, p 4829-39, dez 2014. Disponível em: < http://www.scielosp.org/pdf/csc/v19n12/1413-8123-csc-19-12-04829.pdf>. Acesso em: 11 out. 2015.