Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
DETECÇÃO E PREVENÇÃO DE AGRAVOS À SAÚDE DE PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL EM UMA COMUNIDADE RURAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Roberta Lima Cavalcanti, Rodrigo Assis Dantas, Daniele Vieira Dantas, Rosângela Felix Rocha, Millâny Kivia Soares, Izabelle Cristine Carvalho, Larissa Lima Moulin, Sabrina Gurgel Sarmento, José Souza Santos, Ellen Lima Vasconcelos, Jéssica Peixoto Nascimento

Última alteração: 2015-10-26

Resumo


INTRODUÇÃO: a Hipertensão Arterial tem sido considerada um sério problema epidemiológico no Brasil, devido sua alta prevalência e, sobretudo pelas complicações que acometem a seus portadores. É condição clinica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão nos vasos sanguíneos. Essa doença possui impactos relevantes nos ambientes familiares, socioeconômicos, previdenciários, além de apresentar elevadas taxas de morbimortalidade. OBJETIVO: relatar a experiência vivida pelas acadêmicas de enfermagem, durante o desenvolvimento do projeto de extensão em saúde em uma comunidade rural. DESCRIÇÃO: trata-se de um relato de experiência sobre as atividades realizadas pelo grupo Saúde pertencente ao PET- Conexões Água Viva/ UFRN. Para o desenvolvimento do projeto “Monitoramento e prevenção dos agravos à saúde de portadores de hipertensão no assentamento rural Vale do Lírio”, inicialmente aplicou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas que evidenciou a hipertensão como doença crônica de maior prevalência na comunidade. As atividades foram realizadas no período desde junho a dezembro de 2014, tendo continuidade até o ano vigente, no assentamento rural Vale do Lírio, localizado no município de São José do Mipibu/RN. RESULTADOS: foram cadastrados 30 indivíduos, sendo 21 do sexo feminino e 9 do sexo masculino com idade entre 35 a 80 anos. Mediante a pesquisa certificou-se que o maior número de hipertensos desta população é do público feminino e, que alguns dos participantes já sofreram agravos decorrentes dessa doença, tais como Infarto Agudo do Miocárdio e Acidente Vascular Encefálico, embora tenham mencionado a boa adesão ao tratamento farmacológico. REPERCUSSÃO: são de suma importância as informações coletas nessa pesquisa, pois viabilizou a ampliação do conhecimento a cerca da Hipertensão Arterial e evidenciou a necessidade de estratégias alternativas para o controle dessa doença, visto que apenas a terapia farmacológica não é essencial para minimizar os agravos decorrentes da patologia, sendo necessário adicionar outros métodos para o auxilio do tratamento tais como a prática de atividade física, mudanças de hábitos alimentares, e um rigoroso acompanhamento para verificar periodicamente os valores da pressão sistólica e diastólica. DESCRITORES: “Hipertensão Arterial, Tratamento farmacológico, Terapias alternativas”.


Referências


SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO. São Paulo, v. 9, n. 4, p. 359-408, out/dez 2002. Disponível em: http://www.sbh.org.br/documentos/index.asp. Acesso em: 7 de Jan. 2015.

CAMARGO, A. A. R; ANJOS, R. F; AMARAL, F. M. Estratégia da saúde da família nas ações primárias de saúde ao portador de hipertensão arterial sistêmica. Revista Mineira de enfermagem, São Paulo, out/dez. 2013.

MONTEIRO, N.C; FARIAS, E.R; ALVES, M.J.M. Perfil de hipertensos em populações urbana e rural de Minas Gerais, Minas Gerais, p. 4, 2008.

SERPEJANTE, C. Diabetes e hipertensão: 10 cuidados para quem convive com as duas doenças. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/16558-diabetes-e-hipertensao-10-cuidados-para-quem-convive-com-as-duas-doencas. Acessado em: 8 de Jan. 2015.

TAVARES, S. M. D; MARQUES, N. L. A; FERREIRA, S. C. P. et al. Fatores associados à hipertensão arterial sistêmica e ao diabetes mellitus em idosos rurais. Cienc Cuid Saúde. Uberaba, Minas Gerais, v.12, out/dez. 2013.