Última alteração: 2016-01-20
Resumo
A saúde da família é considerada como estratégia prioritária para organizar a assistência à saúde, fundamentada na possibilidade de garantir o acesso universal e contínuo aos serviços de saúde, de forma integral, articulando as ações de promoção e vigilância à saúde, prevenção de agravos, tratamento e reabilitação, num trabalho interdisciplinar e em equipe. A Enfermagem é uma profissão que tem como base de seu processo de trabalho o cuidado, sendo dentro do programa saúde da família responsável por realizar assistência, educação e gerenciamento. A formação dos enfermeiros deve buscar um egresso com competências e habilidades para atuar nos três eixos do processo de trabalho da enfermagem. Para isto iremos identificar as situações de saúde/doença, através do modelo Calgary de avaliação familiar com o intuito de subsidiar ações de cuidado de Enfermagem que possam contribuir para a promoção e recuperação da saúde da família. Para alcançar este objetivo vem-se trabalhando junto a residência multiprofissional integrada em saúde da família (RMISF) da Universidade de Pernambuco (UPE), durante as reuniões de núcleo, um projeto de extensão para a prática do enfermeiro de saúde da família visando implantar a Sistematizção da Assistência Enfermagem (SAE) nas consultas, identificando necessidades e potencialidades para o auxílio do cuidado. No momento tem-se como resultados a identificação de uma teoria condizente com o trabalho da enfermeira na atenção primaria – Teoria de Enfermagem de relações interpessoais de Peplau e a construção de roteiros para identificação das necessidades de cuidado em saúde da mulher, criança e família embasados na teoria citada e no método de avaliação familiar de Calgary. As famílias de risco foram identificadas pelo método de Coelho e Savassi e a partir disso iniciaram-se as visitas as que apresentaram maior score, em busca das suas reais necessidades de saúde. As consultas de enfermagem dos residentes estão sendo realizadas embasadas na teoria e Classificação internacional das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva (CIPESC), passando assim a enfermagem na RMISF a cumprir a determinação 358/2009.
Palavras-chave
Referências
COFEN. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução 358, de 15 de outubro de 2009. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a Implementação do Processo de Enfermagem em Ambientes, Públicos ou Privados, em que ocorre o Cuidado Profissional de Enfermagem, e dá outras providencias. Disponível em: <www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-35822009_4384.html>. Acesso em: 02 jul. 2015.
TANNURE, M. C. e PINHEIRO, A. M. SAE: Sistematização da Assistência de Enfermagem: Guia Prático. 2ª ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011