Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
SOLANGE ALMEIDA DA CRUZ, SOLANGE ALMEIDA DA CRUZ, JOHNY CARLOS DE QUEIROZ, DIÊGO NUNES RICARTE

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


A Educação Permanente é fundamental para contribuir com a formação continuada dos profissionais possibilitando o reconhecimento de práticas e saberes existentes no trabalho, estimulando a construção de espaços coletivos para a reflexão e avaliação de sentido dos atos produzidos no cotidiano levando a uma atuação que valorize o coletivo. Buscando efetivar a Política de Saúde em toda sua complexidade, a gestão de um Hospital Regional, numa atitude condizente com as normas estabelecidas pela Secretaria Estadual de Saúde e reconhecendo o organograma proposto, estabelece o Núcleo de Educação Permanente vinculado ao corpo técnico do hospital em primeiro de Junho de 2014. Sua iniciativa deve-se, portanto, da reflexão sobre o que está acontecendo no serviço e sobre o que precisa ser aperfeiçoado. Tendo seus agentes (gestores, profissionais e comunidade) como protagonistas dos sonhos e anseios comuns que é oferecer um serviço de qualidade, resoluto e integral. Diante desse diagnóstico realizou-se um levantamento sobre a real situação dos níveis de qualidade e eficiência dos serviços prestados, embasado na Política Nacional de Humanização, na Cartilha de Direito do Usuário do SUS, na lei 7.498 de 25 de Junho de 1986 e no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem de 08 de Fevereiro de 2007 direcionando assim, o inicio das atividades práticas educativas do núcleo, objetivando descrever o processo de trabalho de implantação do Núcleo de Educação Permanente como instrumento de gestão, num Hospital Regional do Estado do Rio Grande do Norte. Constatou-se após a implantação do núcleo um total de 277 profissionais certificados em atividades educativas e em cursos promovidos por universidade privada, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e pelo governo do estado, aprovação de 3 banner em mostra cientifica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte  e 2 assentos em evento do COSEMS. Os processos de trabalho e as relações interpessoais dessa instituição sofreram impactos positivos, a presença do núcleo modificou a percepção dos funcionários com relação à Educação Permanente em Saúde e a importância da qualificação para o serviço. Nessa perspectiva o Núcleo de Educação Permanente buscou aprimorar o conhecimento dos trabalhadores através da Educação Permanente em Saúde, visando à transformação do processo de trabalho, tendo em vista a qualificação e a intensificação da melhoria da qualidade do serviço prestado nessa instituição, numa perspectiva de Humanização.

 


Palavras-chave


Educação continuada em Enfermagem; Educação em Saúde; Profissionais da Saúde.

Referências


1. BATISTA, Karina Barros Calife; GONÇALVES, Otília Simões Janeiro. Formação dos Profissionais de Saúde para o SUS: significado e cuidado. Saúde e Sociedade, v. 20, n. 4, p. 884-899, 2011.
2. BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Acolhimento nas Práticas de Produção de Saúde. Brasília-DF, 2010.

3.______, Portaria GM/MS nº 1.996, de 20 de agosto de 2007. Dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, n. 162, 22 ago. 2007. Seção 1..

4.DA COSTA SILVA, Cristiane Maria et al. Educação em saúde: uma reflexão histórica de suas práticas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, n. 5, p. 2539-2550, 2010.

5.FIGUEIREDO, Maria Fernanda Santos; RODRIGUES-NETO, João Felício; LEITE, Maísa Tavares Souza. Modelos aplicados às atividades de educação em saúde:[revisão]. Rev. bras. enferm, v. 63, n. 1, p. 117-121, 2010.
6. MONTANHA, Dionize; PEDUZZI, Marina. Educação permanente em enfermagem: levantamento de necessidades e resultados esperados segundo a concepção dos trabalhadores. Rev Esc Enferm USP, v. 44, n. 3, p. 597-604, 2010.
7. Relatos do uso de Tecnologias Educacionais na Educação permanente de profissionais da saúde no Sistema Universidade Aberta do SUS / Organização de Cristine Martins Gomes de Gusmão... [et al.]. — Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2014.345 p.