Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Formação Pedagógica para os Núcleos de Educação Permanente (NEP´s) no SUS
Fernanda Carla Faustino da Silva, Janaína Karla Gomes Santos, Adriana Gomes Maia

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


Introdução: Os Núcleos de Educação Permanente – NEP´s das unidades de saúde do Estado do Rio Grande do Norte encontram grandes desafios em formar seus profissionais no sentido de que os mesmos orientem e multipliquem os cursos de educação permanente na área de Saúde com aplicações de conteúdos didático-pedagógicos na realização de suas práticas, inclusive na elaboração de planejamento dessas atividades. Objetivo: Apresentar resultados da capacitação pedagógica desenvolvida com profissionais de saúde que trabalham em diversas unidades e Secretarias de Saúde, atuando nos setores de Recursos Humanos destas instituições. Com isso, ampliar o debate sobre as formas e os métodos de atuação pedagógica direcionada aos NEPs, permitindo uma maior eficácia dos servidores relacionada com a capacidade reflexiva, o dinamismo e o conteúdo de suas práticas educativas – direcionado ao atendimento final por parte dos profissionais do SUS onde poderão responder de modo mais efetivo às demandas da sociedade. Metodologia: O desenvolvimento deste trabalho exigiu embasamentos pedagógicos, requerendo a sensibilidade de saber valorizar o conhecimento prévio dos seus educandos, aperfeiçoando e resignificando seus conceitos. Para isso, foram desenvolvidas atividades significativas, sempre articulando teoria e prática, levando os participantes a refletirem de forma crítica, internalizando e interpretando novos conteúdos, dentro de um processo de modificação e reorganização dos conhecimentos. As oficinas foram realizadas com vistas a integrar os profissionais de diversas unidades onde os referenciais teóricos foram sustentados pelas seguintes temáticas: O que é o SUS?, Educação Permanente em Saúde, Planejamento, Tendências e Técnicas Pedagógicas, Técnicas Metodológicas e Estratégias de Ensino- Avaliação de ações de Educação Permanente em Saúde, Trabalho em Equipe, Avaliação de Capacitações, Estratégias para uma boa aula, O diálogo como facilitador, Funções Específicas do NEP, Atribuições dos NEP´s, Sensibilização de gestores. Considerações finais: As oficinas realizadas com vistas a integrar os profissionais de diversas unidades, resultaram respostas criativas e inovadoras, ressaltando a coesão entre teoria e visão prática das ações. As discussões proporcionaram um novo olhar diante do contexto da educação permanente nas relações ensino/serviço orientando possibilidades para o desenvolvimento de estudos futuros.

Palavras-chave


Educação Permanente em Saúde, Educação Profissional, Núcleo de Educação Permanente

Referências


CASTRO, Janete Lima de; VILLAR, Rosana Lúcia Alves de,; LIBERALINO, Francisca Nazaré. (Orgs). Gestão do trabalho e da educação na saúde. Natal, RN: EDUFRN, 2013. 276p.il

CURSO de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde: unidade de aprendizagem - análise do contexto da gestão e das práticas de saúde. Rio de Janeiro. FIOCRUZ, 2005. 161p.il (EducarSUS. Educação à Distância - EAD/FIOCRUZ)

CURSO de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde: unidade de aprendizagem - trabalho e relações na produção do cuidado. Rio de Janeiro. FIOCRUZ, 2005. 104p.il (EducarSUS. Educação à Distância - EAD/FIOCRUZ)

OLIVEIRA, LucilaMaria Pesce de; LEITE, Maria Teresa Meireles. Concepções Pedagógicas. In: Especialização em Saúde da Família - Modalidade à Distância - Módulo pedagógico. São Paulo: Rede Universidade Aberta do SUS - UNASUS/Universidade Federal de São Paulo, 2011.