Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

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CONSTRUÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA DE GRADUANDOS DA ÁREA DA SAÚDE: RELATANDO EXPERIÊNCIAS
SHIRLEÍZE MARIANE PEREIRA SANTOS, FLÁVIA RAYONARA SANTANA DA SILVA, JOSÉ JAILSON DE ALMEIDA JÚNIOR

Última alteração: 2015-10-28

Resumo


INTRODUÇÃO: O compartilhamento de informações, ideias, sugestões e experiências organizacionalmente relevantes, do indivíduo com outros, é definido como compartilhamento por Bartol e Srivastava (2002). Assim, a disciplina SACI a partir dos princípios da educação popular possibilita aos graduandos nos seus primeiros contatos com a atenção primária uma reorientação global da visão até ali carregados pelos discentes, contribuindo na superação do biologicismo, do desprezo pelas iniciativas dos doentes e seus familiares e da imposição de soluções tecnicistas de problemas sociais globais que predominam atualmente na saúde brasileira (MEDEIROS JÚNIOR, 2011). OBJETIVO: Abordar uma experiência de ensino-aprendizagem, pautada na multiprofissionalidade e no trabalho em equipe e na educação popular expondo a experiência subjetiva vivenciada por discentes dos cursos de graduação da SACI na atenção primária. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência acerca dos aprendizados compartilhados entre os discentes da FACISA-UFRN na disciplina SACI no ano 2013, na cidade de Santa Cruz-RN. RESULTADO: Visando uma interação multiprofissional entre graduandos dos cursos de enfermagem, nutrição e fisioterapia, a FACISA/UFRN ofereceu a disciplina SACI (Saúde e Cidadania). Por meio dessa interação entre os alunos em contato com a população, notamos que é necessário nos sensibilizarmos para podermos compreender um pouco da diversidade de realidades que encontraremos fora da academia. A disciplina SACI foi uma oportunidade de amenizar essa realidade social, e a partir do território do outro poder quebrar a barreira existente entre moradores de uma mesma sociedade. Trabalhamos em equipe, descobrimos talentos uns dos outros, criatividade de muitos, habilidades na dança, teatro, música e artesanato. Aprendemos não a ver a comunidade, mas sim olhar as pessoas com a intenção de ajudar o máximo possível, tivemos a chance de mudarmos como pessoa e tornarmos, no futuro, melhores profissionais. CONCLUSÃO: A disciplina SACI nos ofereceu a oportunidade de encararmos de perto os dramas enfrentados por comunidades vulneráveis, possibilitando um crescimento profissional, podendo afirmar que a disciplina tem imensas contribuições na formação dos discentes, tanto sob o aspecto profissional quanto como ser humano na medida em que nos possibilitou o desenvolvimento dos nossos relacionamentos interpessoais e o afloramento dos nossos sensos de ética, política e cidadania.


Palavras-chave


Atenção primária à saúde, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Educação em Saúde.

Referências


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