Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
APOIO MATRICIAL AOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE POR MEIO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO MUNICÍPIO DE GOIANINHA-RN
Iluska Godeiro Targino Cabral, Ana Carolina Campos Torres, Laércio Cosme da Silva, Erika Suenya Gomes Cordeiro, Manoel Roberto Honório Barbosa Filho, Ângela Gertrudes de Souza Küng, Aquilles Jafferson Philipe Rudson Rhakovysk Delano Zandoque de Oliveira Costa Melo, Ana Luiza Morais Pinheiro, Juliana Suzana Nascimento da Silva, Nailton José Brandão de Albuquerque Filho, Paula Fernanda Cabral Freire, Rachel Morais Cordeiro

Última alteração: 2015-10-26

Resumo


A Secretaria de Saúde do Município de Goianinha/RN implantou no ano de 2010, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), tendo em vista a assistência integral do usuário desde a promoção da saúde à prevenção de doenças. Pensando nessa perspectiva e no suporte assistencial e técnico-pedagógico que é o Apoio Matricial, desenvolvemos um programa de educação permanente com ênfase nos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), para que os mesmos possam se aprimorar sobre as linhas de cuidados e serem facilitadores no trabalho em rede.

De acordo com a Portaria nº 278 de 27 de fevereiro de 2014, Educação Permanente em Saúde constitui um processo de ensino e aprendizagem que acontece no cotidiano das pessoas e das organizações, sendo feita a partir dos problemas enfrentados na realidade das práticas dos trabalhadores de saúde, buscando melhorias na qualidade da assistência e resolutividade com intervenção efetiva em relação aos problemas locais.

A educação permanente é realizada com abrangência intersetorial e integradas à rede de serviços de saúde existentes no município. O nosso grande desafio é a conscientização da importância do trabalho multidisciplinar e o engajamento dos ACS na rede dos serviços de saúde.

Nas reuniões de apoio matricial, já são desenvolvidas ações de educação continuada que são facilitadas por todos os atores que compõem as reuniões (NASF e ESF) em que cada um é dotado de conhecimentos específicos e que podem contribuir para a otimização do trabalho. Além disso, recentemente o NASF implantou polos de Educação Permanente integrando todos os ACS de todas as unidades de saúde. Goianinha conta com 57 ACS divididos entre as 12 Estratégias de Saúde da Família, para maior viabilidade das ações, nosso Apoio Matricial ocorre mensalmente e é dividido em quatro áreas sendo duas em zona urbana e duas em zona rural. Os temas abordados são construídos durante a reunião mensal do NASF que perpassam por todas as categorias profissionais contidas neste núcleo. Foram abordados temas como: Acidente Vascular Cerebral: prevenção e reabilitação e Violência doméstica com ênfase na violência sexual. A Educação Continuada realizados é desenvolvida através de rodas de conversa e exposição teórica pautadas na educação permanente e nos princípios da humanização visando à promoção da saúde e melhorias na qualidade de vida da população goianinhense.

Palavras-chave


Apoio Matricial; Educação continuada; ACS

Referências


BRASIL. Cabernos de Atenção Básica: Diretrizes NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família.  Brasil: Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica, 2009.

BRASIL. Cabernos de Atenção Básica: Núcleo de Apoio à Saúde da Família - Volume I. Ferramentas para gestão e para o trabalho cotidiano.  Brasil: Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica, 2014.