Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Análise das Práticas de Atenção e Vigilância em Saúde na Unidade de Saúde da Família de Nazaré/Natal,RN
Isac Davidson Santiago Fernandes Pimenta, Iago Souza da Silva, Talita Damiana dos Santos Maciel, Vivianni Barros Wanderley, Samara Sybelle de Araújo Nobre Santos, Tatyana Maria Silva de Souza Rosendo, Ana Tânia Lopes Sampaio, Grasiela Piuvezam

Última alteração: 2016-01-20

Resumo


Introdução: O modelo de atenção integral à saúde adotado no Brasil requer um posicionamento proativo dos serviços de saúde, principalmente na atenção primária. Objetivo: este estudo teve como objetivo analisar as Práticas de Atenção e Vigilância em Saúde realizadas na Unidade de Saúde da Família de Nazaré.

Métodos: trata-se de um estudo descritivo, com material obtido através de visitas técnicas à Unidade de Saúde da Família de Nazaré em Natal, RN. Resultados: os usuários atendidos pela unidade retratam o perfil nacional de transição demográfica e epidemiológica, com uma população envelhecida e com doenças crônicas. A Unidade possui algumas atividades de promoção à saúde, destacando-se o grupo de autocuidado para diabetes, como a principal ação de Promoção voltada para a população idosa. Quanto às atividades de Vigilância, não foram relatadas ações para prevenção de agravos tão frequentes nesta população,como quedas e ferimentos.

Discussão: as doenças crônicas e o envelhecimento populacional grandes desafios do SUS para os próximos anos. A população neste perfil necessita mais frequentemente dos serviços de saúde e de práticas que estimulem a prevenção de agravos, como quedas e ferimentos e que promovam a saúde e a qualidade de vida. Sendo esse o principal perfil dos usuários atendidos pela unidade é necessário maior atenção à saúde desta população.

Conclusões: os serviços de atenção primária devem se integrar e promover ações intersetoriais de Promoção e Vigilância para melhorar a qualidade de vida da sua população idosa.


Palavras-chave


Vigilância em Saúde Pública; Atenção à Saúde; Atenção Primária à Saúde

Referências


BATISTELLA, Carlos; MOKEN, Maurício. Vigilância em Saúde. Disponível em: <http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/vigsau.html> . Acesso em: 08 de Junho de 2015.

Vigilância Epidemiológica. Disponível em: <http://www.sjc.sp.gov.br/secretarias/saude/vigilancia_epidemiologica.aspx>. Acesso em: 08 de Junho de 2015.

Prefeitura Municipal do Natal. Secretaria Municipal de Saúde. (Re)desenhando a Rede de Saúde na Cidade do Natal / Secretaria Municipal de Saúde de Natal. Natal, RN, 2007. Disponível em: <http://www.natal.rn.gov.br/sms/paginas/File/desenho_de_rede_sms.pdf>. Acesso em: 10 de Junho de 2015.

Prefeitura Municipal do Natal. Secretaria Municipal de Sáude. Sala de Informação Estratégica em Saúde. Disponível em: <http://www.natal.rn.gov.br/salasituacao/>. Acesso em: 14 de maio de 2015.