Última alteração: 2016-01-20
Resumo
Introdução: O modelo de atenção integral à saúde adotado no Brasil requer um posicionamento proativo dos serviços de saúde, principalmente na atenção primária. Objetivo: este estudo teve como objetivo analisar as Práticas de Atenção e Vigilância em Saúde realizadas na Unidade de Saúde da Família de Nazaré.
Métodos: trata-se de um estudo descritivo, com material obtido através de visitas técnicas à Unidade de Saúde da Família de Nazaré em Natal, RN. Resultados: os usuários atendidos pela unidade retratam o perfil nacional de transição demográfica e epidemiológica, com uma população envelhecida e com doenças crônicas. A Unidade possui algumas atividades de promoção à saúde, destacando-se o grupo de autocuidado para diabetes, como a principal ação de Promoção voltada para a população idosa. Quanto às atividades de Vigilância, não foram relatadas ações para prevenção de agravos tão frequentes nesta população,como quedas e ferimentos.
Discussão: as doenças crônicas e o envelhecimento populacional grandes desafios do SUS para os próximos anos. A população neste perfil necessita mais frequentemente dos serviços de saúde e de práticas que estimulem a prevenção de agravos, como quedas e ferimentos e que promovam a saúde e a qualidade de vida. Sendo esse o principal perfil dos usuários atendidos pela unidade é necessário maior atenção à saúde desta população.
Conclusões: os serviços de atenção primária devem se integrar e promover ações intersetoriais de Promoção e Vigilância para melhorar a qualidade de vida da sua população idosa.
Palavras-chave
Referências
BATISTELLA, Carlos; MOKEN, Maurício. Vigilância em Saúde. Disponível em: <http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/vigsau.html> . Acesso em: 08 de Junho de 2015.
Vigilância Epidemiológica. Disponível em: <http://www.sjc.sp.gov.br/secretarias/saude/vigilancia_epidemiologica.aspx>. Acesso em: 08 de Junho de 2015.
Prefeitura Municipal do Natal. Secretaria Municipal de Saúde. (Re)desenhando a Rede de Saúde na Cidade do Natal / Secretaria Municipal de Saúde de Natal. Natal, RN, 2007. Disponível em: <http://www.natal.rn.gov.br/sms/paginas/File/desenho_de_rede_sms.pdf>. Acesso em: 10 de Junho de 2015.
Prefeitura Municipal do Natal. Secretaria Municipal de Sáude. Sala de Informação Estratégica em Saúde. Disponível em: <http://www.natal.rn.gov.br/salasituacao/>. Acesso em: 14 de maio de 2015.