Última alteração: 2014-11-09
Resumo
DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO EM SAÚDE (DFTS): elementos para subsidiar a elaboração de um Protocolo da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), uma proposta em construção.
Introdução
Dimensionar não tem sua atuação restrita à área assistencial, já que o trabalhador da saúde está inserido em diversas atividades que implicam na assistência, planejamento de força de trabalho, seja para prover, distribuir ou fixar. Devem-se considerar todos os trabalhadores necessários ao atendimento em saúde, sejam de assistência, administrativo, ou operacional.
Objetivo geral
Propor diretrizes e metodologias que norteiem a construção do DFTS a ser ofertado aos Entes Federados como ferramenta de gestão de trabalho e da educação em saúde.
Objetivos específicos
Construir plano de ação para alcançar propostas de dimensionamento; Desenvolver instrumento de coleta de informações sobre o dimensionamento; Apontar elementos que contribuam para elaboração do Protocolo da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS sobre DFTS.
Metodologia
Foram realizadas duas oficinas para: aproximar conceitos e estabelecer estratégias de ação e operacionalização do DFTS; apresentar e aprovar o plano de ação do dimensionamento construído e ainda; elaborar um instrumento de coleta de dados para verificação de informações relevantes. Com posse desses subsídios foram realizadas visitas técnicas a fim de abstrair elementos que embasarão a proposta de protocolo sobre dimensionamento.
Resultados
Consolidação de conceitos e identificação de metodologias que possam ser referencias. Citamos a relevância para consolidação, o Prêmio InovaSUS; o momento de implementação do programa Mais Médicos para o fortalecimento das pesquisas na área de dimensionamento. Destaque importante para o fato deste tema, ter se mostrado como uma base de sustentação para o processo de regulação das profissões na área de saúde, pois serve de fonte de planejamento da necessidade de profissionais no campo de prática ou até mesmo de novas profissões a serem incluídas no campo da saúde.
Conclusão
A sistematização das informações de experiências de Dimensionamento e suas análises estão momento oportuno para seu desenvolvimento. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para a pactuação de documentos que representem as decisões a serem acordadas entre os trabalhadores e gestores da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS - MNNP-SUS para o dimensionamento de força de trabalho.