Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO EM SAÚDE (DFTS): elementos para subsidiar a elaboração de um Protocolo da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), uma proposta em construção
Jannayna Martins Sales, André Luis Rodrigues da Silva, Everton Luiz Santos Dantas

Última alteração: 2014-11-09

Resumo


DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO EM SAÚDE (DFTS): elementos para subsidiar a elaboração de um Protocolo da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), uma proposta em construção.

Introdução

Dimensionar não tem sua atuação restrita à área assistencial, já que o trabalhador da saúde está inserido em diversas atividades que implicam na assistência, planejamento de força de trabalho, seja para prover, distribuir ou fixar. Devem-se considerar todos os trabalhadores necessários ao atendimento em saúde, sejam de assistência, administrativo, ou operacional.

Objetivo geral

Propor diretrizes e metodologias que norteiem a construção do DFTS a ser ofertado aos Entes Federados como ferramenta de gestão de trabalho e da educação em saúde.

Objetivos específicos

Construir plano de ação para alcançar propostas de dimensionamento; Desenvolver instrumento de coleta de informações sobre o dimensionamento; Apontar elementos que contribuam para elaboração do Protocolo da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS sobre DFTS.

Metodologia

Foram realizadas duas oficinas para: aproximar conceitos e estabelecer estratégias de ação e operacionalização do DFTS; apresentar e aprovar o plano de ação do dimensionamento construído e ainda; elaborar um instrumento de coleta de dados para verificação de informações relevantes. Com posse desses subsídios foram realizadas visitas técnicas a fim de abstrair elementos que embasarão a proposta de protocolo sobre dimensionamento.

Resultados

Consolidação de conceitos e identificação de metodologias que possam ser referencias. Citamos a relevância para consolidação, o Prêmio InovaSUS; o momento de implementação do programa Mais Médicos para o fortalecimento das pesquisas na área de dimensionamento. Destaque importante para o fato deste tema, ter se mostrado como uma base de sustentação para o processo de regulação das profissões na área de saúde, pois serve de fonte de planejamento da necessidade de profissionais no campo de prática ou até mesmo de novas profissões a serem incluídas no campo da saúde.

Conclusão

A sistematização das informações de experiências de Dimensionamento e suas análises estão momento oportuno para seu desenvolvimento. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para a pactuação de documentos que representem as decisões a serem acordadas entre os trabalhadores e gestores da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS - MNNP-SUS para o dimensionamento de força de trabalho.


Palavras-chave


Dimensionamento; Gestão do Traballho