Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

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Saúde e Prevenção na Escola Municipal Osvaldo Cruz com atuação de Alunos Multiplicadores, na cidade de Campo Grande/MS
Geisy Hellen Mamedes Silva, Mariana Cunha Ganci, Ana Laura Gil Manzato, Maria Carolina Monaco Oliveira, Lais Alves Souza

Última alteração: 2014-11-09

Resumo


O Programa Saúde na Escola (PSE) resultante de política intersetorial entre Saúde e Educação foiinstituído em 2007, tendo por base a articulação entre a escola e a rede básica de saúde. O projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) é uma das vertentes do PSE, com a finalidade de contribuir para formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, tendo três componentes, um deles a educação em saúde, com abordagem dos temas: Sexualidades e Saúde Reprodutiva, Diversidades Sexuais, Gêneros, Raças e Etnias, Álcool e outras drogas, Prevenção de DST, HIV e Aids e Adolescências, Juventude e Participação. As ações do SPE estão sendo realizadas semanalmente no Colégio Municipal Osvaldo Cruz – Projeto TRAJE, com alunos de 15 a 17 anos, no período da manhã, com um total de 33 alunos (13 multiplicadores e 20 alunos novos). Os multiplicadores são alunos que participaram anteriormente do projeto e no momento integram a equipe de condução das ações, seguindo a lógica que o ato de ensinar é a melhor forma de aprender, e ainda, que a informação entre os pares tem maior permeabilidade para a apreensão do conhecimento. Na primeira reunião com os multiplicadores houve a apresentação do projeto e dos participantes, falamos sobre a motivação para ser multiplicador, em quais situações se sentia aluno multiplicador e o que mais gostaram quando participaramdo projeto pela primeira vez. Observamos que eles não sabiam a função do multiplicador, mesmo já tendo formação e estando participando como tal e que alguns alunos quehaviam sido multiplicadores anteriormente haviam participado como os demais alunos, sem diferenciação. Apresentamos os temas, identificando os quejá conheciam e osque achavam interessantes para abordagem nessa versão. Realizamos o contrato de convivência e oplanejamento para semana seguinte, a ser executada com alunos novos. No encontro seguinte, durante a execução, observamos inicialmente distração dos multiplicadores, seguido por interesse e participação de forma significativa, coordenandoas ações, explicando as dinâmicas e a sua importância. Ao final foi realizada avaliação da ação, quando expusemos as necessidades de postura e do agir de um multiplicador nas ações do SPE de modo diferenciado dos demais alunos.A participação dos multiplicadores no SPE, embora prevista e interessante em sua proposta não era adotada no município de Campo Grande, sendo essa uma das primeiras experiências. Observamos, até o momento, que a inserção do multiplicador é importante para potencializar as atividades desenvolvidas no projeto, considerando que a educação entre pares tem maior permeabilidade entre os jovens e que o conhecimento da realidade tratada é maior entre eles. No entanto é necessário investir em ações para a formação do multiplicador, para que reconheçam a função e a responsabilidade de ocupar essa função no projeto.

Palavras-chave


PSE - Osvaldo Cruz

Referências