Última alteração: 2014-11-08
Resumo
A Problematização, utilizada pela primeira vez por Charles Maguerez (1982), tem como finalidade expor problemáticas aos acadêmicos enquanto modificadores do seu meio, e os mesmos refletem em soluções para tais problemáticas (BERBEL, 1998). Tal metodologia é caracterizada pela participação integral do acadêmico enquanto formador do seu próprio conhecimento e do seu papel como transformador social. Essa metodologia alternativa de ensino apresenta cinco etapas: observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade (BORDENAVE; PEREIRA, 1982). Durante as atividades práticas da edição de verão do VER-SUS/2013, percebemos que o projeto baseia-se em tal metodologia e principalmente quando somos posto frente a uma problemática, temos que compreender o contexto o qual está inserida e, além disso, propor possíveis soluções. O grupo G12, esteve na cidade de Corumbá e percebeu uma diversidade de problemáticas; a principal delas foi a relação que os cidadãos corumbaenses tem com os cidadão bolivianos frente ao uso do SUS; tal fato volta a ser foco de discussão tanto pela parte política como pela parte administrativa, pois isso gera gasto aos cofres públicos brasileiros. O governo criou o Sistema de Informação de Saúde das Fronteiras (SIS-Fronteiras), porém este não vem apresentando os resultados esperados, uma vez que percebemos as Unidades de Saúde em geral apresentam grande precariedade, salvo algumas exceções que recebem auxilio financeiro de terceiros. O desenvolvimento dessas atividades induz o acadêmico a diversas atividades, como o exercício da reflexão e o trabalho multiprofissional. Em síntese, tal método associado às práticas, volta-se a narrativa de que preparar o acadêmico, assim como ser humano, é transformar também a maneira de que ele vê o mundo, sempre com a intuição de construir um futuro profissional mais humanizado e que este possa atuar da melhor maneira a resolver os problemas do seu âmbito de trabalho. Atividades como o VER-SUS proporciona essa vivência e desse modo sendo parte fundamental da construção dos futuros profissionais melhores capacitados.
Palavras-chave
Referências
BERBEL, N. N.: “Problematization” and Problem-Based Learning: different words or different ways? Interface — Comunicação, Saúde, Educação, v.2, n.2, 1998.
BORDENAVE, J. ; PEREIRA, A. Estratégias de ensino aprendizagem. 4. ed., Petrópolis: Vozes, 1982.