Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
Tendência pedagógica e a prática educativa com egressos do Curso Técnico em Enfermagem
Everton Ferreira Lemos, Kaysa de Souza Brandão

Última alteração: 2014-11-08

Resumo


Introdução: A educação de qualidade é fundamental na formação de cidadãos capazes de visualizar com amplitude o campo coletivo e consequente bem estar. Nessa perspectiva a metodologia ativa de ensino – aprendizado que envolve a auto- iniciativa, alcançando as dimensões afetivas e intelectuais, torna-se mais duradoura e sólida. Descrição da experiência: A proposta pedagógica realizada com os egressos do Curso Técnico em Enfermagem culminou o I Encontro de Egressos do Curso Técnico de Enfermagem realizado em fevereiro de 2014 com o tema central “Qualidade de vida dos estudantes em tempos modernos” na qual houve participação de representantes do Conselho Regional de Enfermagem (COREN/MS), Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN/MS), direção, coordenação, professores, alunos dos diversos cursos técnicos do Instituto Educacional Paulo Freire e comunidade externa. Houve uma palestra magna com o tema “Globalização, qualidade de vida e educação”, apresentação de painéis para banca examinadora e demais participantes. Os melhores trabalhos foram premiados, o que possibilitou estimular e motivar os estudantes a desenvolverem seus trabalhos com ética, respeito e de qualidade. Não obstante a isso, integrar os demais estudantes viabilizando trocas de experiências e motivação para o ensino em enfermagem. A nossa edição atual, com a temática de “Tecnologias e inovações em enfermagem”, será realizada no início de novembro por meio do II Encontro de Egressos do curso Técnico em Enfermagem tendo como proposta pedagógica a I Mostra Científica de Tecnologia e Inovação em Enfermagem. O evento oferece uma série de apresentações de TCC em painéis expositivos e produtos de caráter técnico - científico elaborados pelos egressos. Os produtos elaborados têm a perspectiva de contribuir com arte e ciência nas práticas da assistência de enfermagem. Impactos: O IEPF é pioneiro na realização desta atividade, proporcionando aos egressos ações diferenciadas a modo (re)orientar as práticas de ensino aprendizado dos alunos. A proposta da metodologia ativa foi um diferencial para os egressos, uma vez que, oportunizou colocar em prática problematização em saúde, elaboração de novas tecnologias para melhoria da assistência, fomentando a formação crítica e reflexiva e trabalho em grupo o que propicia um trabalho sistematizado e integrado. Conclusão: A sociedade necessita de profissionais capacitados para atender a complexidade da Saúde, vinculados ao SUS, assegurando integralidade da atenção e focado na qualidade e humanização do atendimento. O processo de formação é essencial para a transformação dos serviços de saúde, fazendo com que o futuro profissional possa compor a equipe de saúde com visão holística e humanizada nas práxis que ocorrem. As instâncias formadoras vêm por meio destas diretrizes curriculares, aprimorar as formas de ensino-aprendizagem contextualizadas para os desafios do trabalho em saúde.

Palavras-chave


Educação em enfermagem; Metodologias ativas; Enfermagem.

Referências


BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes da Educação Nacional. Diário Oficial da União 1996.

FREIRE, P.. Educação e Mudança. 24a Ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 2001.

LIBÂNEO, J. C. Tendências pedagógicas na prática escolar. Revista da Associação Nacional de Educação – ANDE, v. 3, p. 11-19. 1983.