Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
Interação de Ensino, Serviço, Comunidade (Pinesc-Piscicologia) em saúde da criança na UBSF Antartica
LUCIANE APARECIDA PEREIRA DE LIMA

Última alteração: 2014-11-08

Resumo


Esse relato de experiência tem objetivo de apresentar a vivencia da turma A e B de Psicologia do ano de 2014 através do  Programa Interinstitucional de Interação de Ensino, Serviço, Comunidade (Pinesc), em parceria com a Unidade de Saúde da Família Antartica de Campo Grande. Os encontros da turma A realizada quinzenalmente na UBSF tem objetivo de atender uma antiga necessidade da Universidade, onde estando a serviço da comunidade, a formação profissional na realidade social, cultural e econômica se apresenta em conformidade com a realidade do sistema de saúde local. A interação com as Equipes de saúde da família através do apoio da preceptora enfermeira tem propociado a elaboração de projeto de intervenção entre academicos e ACS com enfase no desenvolvimento infantil. E dessa forma foram realizadas oficinas de ferramentas pedagogicas de arte e saúde para ampliação da clinica e educaçao em saúde junto as familias com crianças da comunidade. Essa oficinas de arte e saúde ampliaram o escopo da ESF em especial os ACS para promoção do crescimento e desenvolvimento infantil e interação da familia com as crianças com foco em brincadeiras e oficinas de brinquedos de sucata.  Promovendo o dialogo entre as familias colocamos em pratica essa grande tecnologia para a ESF e PINESC.


Palavras-chave


PINESC, saúde da criança, Tecnologia em saúde da família, brincadeiras

Referências


Freire. P. (2000).Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Almeida, M.; Feuerweerker, L.; Llanos (1999). M. Educação dos Profissionais de Saúde na América Latina: Teoria e Prática de um Movimento de Mudança. São Paulo: Hucitec

Cabral PE, Koadjoglanian VL, Barbier CP, Freitas LSS, Novaes CJ, Mattos MCFI. Interação ensino-serviço-comunidade: uma ferramenta para a integralidade. In: Pinheiro R, Ceccim RB, Mattos RA. Ensino-Trabalho-Cidadania: novas marcas ao ensinar integralidade no SUS. 2 ed. Rio de Janeiro: IMS/UERJ-CEPEC-ABRASCO; 2006. p.57-69.

CABRAL, Paulo Eduardo et al. Serviço e comunidade, vetores para a formação em saúde:o curso de medicina da Uniderp. Rev. bras. educ. med. [online]. 2008, vol.32, n.3, pp. 374-382.

KODJAOGLANIAN, Vera Lucia et al. Inovando métodos de ensino-aprendizagem na formação do psicólogo. Psicol. cienc. prof. [online]. 2003, vol.23, n.1, pp. 2-11.