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PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE SOBRE DIABETES MELLITUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Última alteração: 2014-11-08
Resumo
O Diabetes Mellitus é uma doença crônica de grande prevalência mundial, caracterizada como um distúrbio metabólico que eleva a taxa de açúcar na corrente sanguínea (hiperglicemia). Atualmente, os maus hábitos alimentares, o sedentarismo e a hereditariedade, representam alguns fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Com isso, ressalta-se a importância da conscientização e orientação dos pacientes no sentido da prevenção de agravos, bem como da adesão do tratamento, seja ele a mudança de hábitos/estilo de vida ou medicamentoso. O relato refere-se a um projeto de extensão denominado Diabetes: prevenção e promoção da saúde desenvolvido por docentes e discentes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Coxim. Tal estudo tem por objetivo realizar a educação em saúde nas Estratégias Saúde da Família do município para pacientes diabéticos, além de proporcionar a interação dos universitários com os pacientes, os profissionais de saúde e a dinâmica dos serviços. Os encontros ocorrem semanalmente nas salas de espera das unidades de saúde, com duração média de meia hora. Enquanto os pacientes aguardam suas respectivas consultas e/ou procedimentos clínicos, os acadêmicos fazem a abordagem em relação ao conhecimento do Diabetes Melittus, formas de prevenção, sinais e sintomas, tratamento medicamentoso e não-medicamentoso e os agravos que tal patologia pode acarretar. Num primeiro momento, a presença dos acadêmicos nas salas de espera traz desconfiança para os pacientes. No entanto, após a apresentação do objetivo do projeto e no decorrer do diálogo, os mesmos sentem-se a vontade para participarem das discussões por meio da exposição de situações vivenciadas e perguntando suas dúvidas. Percebe-se que tal processo tem impactado de maneira positiva no aumento do nível de informações dos pacientes diabéticos que participam das discussões, favorecendo assim, a adoção de práticas de comportamento preventivo, além do aumento da adesão ao tratamento. Vale destacar ainda, que o vínculo estabelecido entre os acadêmicos e os pacientes propicia momentos de reflexão e trocas de experiências, o que contribui para a formação de um profissional crítico-reflexivo. Conclui-se que ações como essa são de fundamental importância, na medida em que a condição de saúde, bem como a qualidade de vida desses pacientes pode ser melhorada devido às informações recebidas.
Palavras-chave
Diabetes Mellitus; Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde
Referências
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