Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE SOBRE DIABETES MELLITUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Gabrielle Kimie Pinheiro Nakada, Suienny Ferreira Ramos, Aline Araújo Dillenburg, Mayara Caroline Ribeiro Antonio, Larissa da Silva Barcelos, Mara Cristina Ribeiro Furlan, Flávia Renata da Silva Zuque, Catchia Hermes Uliana

Última alteração: 2014-11-08

Resumo


O Diabetes Mellitus é uma doença crônica de grande prevalência mundial, caracterizada como um distúrbio metabólico que eleva a taxa de açúcar na corrente sanguínea (hiperglicemia). Atualmente, os maus hábitos alimentares, o sedentarismo e a hereditariedade, representam alguns fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Com isso, ressalta-se a importância da conscientização e orientação dos pacientes no sentido da prevenção de agravos, bem como da adesão do tratamento, seja ele a mudança de hábitos/estilo de vida ou medicamentoso. O relato refere-se a um projeto de extensão denominado Diabetes: prevenção e promoção da saúde desenvolvido por docentes e discentes do  Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Coxim. Tal estudo tem por objetivo realizar a educação em saúde nas Estratégias Saúde da Família do município para pacientes diabéticos, além de proporcionar a interação dos universitários com os pacientes, os profissionais de saúde e a dinâmica dos serviços. Os encontros ocorrem semanalmente nas salas de espera das unidades de saúde, com duração média de meia hora. Enquanto os pacientes aguardam suas respectivas consultas e/ou procedimentos clínicos, os acadêmicos fazem a abordagem em relação ao conhecimento do Diabetes Melittus, formas de prevenção, sinais e sintomas, tratamento medicamentoso e não-medicamentoso  e os agravos que tal patologia pode acarretar. Num primeiro momento, a presença dos acadêmicos nas salas de espera traz desconfiança para os pacientes. No entanto, após a apresentação do objetivo do projeto e no decorrer do diálogo, os mesmos sentem-se a vontade para participarem das discussões por meio da exposição de situações vivenciadas e perguntando suas dúvidas. Percebe-se que tal processo tem impactado de maneira positiva no aumento do nível de informações dos pacientes diabéticos que participam das discussões, favorecendo assim, a adoção de práticas de comportamento preventivo, além do aumento da adesão ao tratamento. Vale destacar ainda, que o vínculo estabelecido entre os acadêmicos e os pacientes propicia momentos de reflexão e trocas de experiências, o que contribui para a formação de um profissional crítico-reflexivo. Conclui-se que ações como essa são de fundamental importância, na medida em que a condição de saúde, bem como a qualidade de vida desses pacientes pode ser melhorada devido às informações recebidas.

Palavras-chave


Diabetes Mellitus; Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde

Referências


MANTOVANI, M. F. et al. Dificuldades no tratamento da doença crônica: relato de experiência de atividade de extensão. Ciência Cuidado e Saúde, Curitiba, v. 10, n. 1, p. 157-161, Jan-Mar. 2011.

ALMEIDA, E. R.; MOUTINHO, C. B.; LEITE, M. T. S. A prática da educação em saúde na percepção dos usuários hipertensos e diabéticos. Saúde em debate, Rio de Janeiro, v. 38, n. 101, p. 328-337, Abr-Jun. 2014.

FRIGO,L. F. et al. Ação educativa interdisciplinar para pacientes com diabetes na atenção básica: uma revisão bibliográfica. Revista de Epidemiologia e Controle de Infeão, Santa Maria, v.2, n.4, p. 141-143, Jun. 2012.