Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

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REFLEXÕES DE DUAS INTERCAMBISTAS DO CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS NOS ESTADOS UNIDOS ACERCA DA DISCIPLINA DE SAÚDE PÚBLICA
Kassandhra Pereira Zolin, Leticia Antonio Costa

Última alteração: 2014-11-08

Resumo


Introdução: A possibilidade de cursar a disciplina de Saúde Pública nos Estados Unidos fez com que as acadêmicas ampliassem seu olhar sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e também pudessem entender o olhar da Saúde Púbica em um país no qual o seu sistema de saúde concentra esforços na atenção hospitalar e é fortemente influenciado pelo direito individual. Descrição da experiência: Em um determinado momento do intercâmbio as acadêmicas puderam cursar, em suas respectivas universidades, a disciplina de Saúde Pública que tinha como objetivos: explorar a Saúde Pública como parte integrante da história e do desenvolvimento de políticas; comparar as funções da Saúde Pública e do Sistema de Saúde; e explicar como a epidemiologia, a ciência do comportamento, a comunicação em saúde e as políticas públicas fundamentam a saúde das comunidades. Além disso, objetivou-se compreender os desafios e as oportunidades para diminuir a lacuna entre ciência e prática com enfoque na transdisciplinariedade. As aulas continham informações bastante atuais e os professores traziam a realidade de campanhas apoiadas pela Saúde Pública como a campanha “This is Public Health” (Isso é Saúde Pública, em português), que mostrou aos americanos e outros residentes daquele país a intensa presença da Saúde Pública, pois quase tudo que faz parte do nosso dia a dia tem fundamentos na Saúde Pública como a utilização do cinto de segurança, as orientações de lavagem das mãos nos banheiros, as lixeiras espalhadas nas ruas, a etiqueta de procedência dos alimentos, etc. Impactos: Os impactos trazidos foram reflexões acerca das diferenças e igualdades da realidade epidemiológica estadunidense em comparação com a brasileira, maior interação entre diferentes setores, compondo assim uma saúde pública mais ativa e interligada com áreas que não são da saúde diretamente e diferentes vertentes da saúde pública como saúde global, acidentes com arma de fogo, intoxicação, educação no trânsito, saúde ambiental, mortalidade infantil e pobreza, dentre outros. Considerações finais: Todo conhecimento adquirido ao cursar a disciplina possibilitou às alunas ter uma visão mais ampliada sobre a Saúde Pública. Como a OMS conceitua, Saúde Pública refere-se a tudo (privado e público) que tem como objetivo prevenir doenças, promover saúde e prolongar a vida da população em sua totalidade. Assim, conseguimos ver que além do SUS, existem outras maneiras de fazer Saúde Pública, e que essa vertente não é abordada em nosso sistema educacional brasileiro. Essa lacuna reflete uma perda, pois fazendo a ligação com outras áreas, pode-se formar profissionais para trabalhar não só no SUS, mas um profissional de saúde transdisciplinar, com visão ampla e resolutiva. Além disso, a Saúde Pública poderia sem discutida amplamente em toda sociedade, já que todos a utilizam diariamente muitas vezes sem saber ou perceber.


Palavras-chave


Saúde Pública; SUS; Sistema de Saúde Americano

Referências


ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Definition of public health. Disponível em: <http://www.who.int/trade/glossary/story076/en/> Acesso em 10 de out. de 2014