Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
IMPLANTAÇÃO DA CONSULTA DE PUERICULTURA EM ENFERMAGEM PARA CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS NO MUNICÍPIO DE IGUATEMI-MS
Karine Fernandes de Oliveira, Priscila Maria Marchet Fiorin

Última alteração: 2014-11-09

Resumo


Introdução: A puericultura é a área da pediatria que atua no sentido de manter a criança saudável para atingir a vida adulta, sem consequências trazidas pela infância e está voltada para os aspectos de prevenção e de promoção da saúde¹. A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma atividade privativa do enfermeiro que utiliza método e estratégia de trabalho científico para a identificação de saúde/doença, estabelecendo ações de assistência da Enfermagem que possam contribuir para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde de toda uma população². Objetivo: Foi implantar a consulta de puericultura á crianças menores de 2 anos no município de Iguatemi-MS. Metodologia: foram realizadas várias ações: criação do grupo de gestantes, shantala, reuniões com equipes das unidades de saúde e hospital de referência. Conclusão: a consulta de enfermagem em puericultura para menores de dois anos foi implantada no município, centralizada em uma única unidade e apresentando um sucesso nas ações até o presente momento. Como forma de sugestão para melhora na qualidade do atendimento, foi solicitado ao Secretário Municipal de Saúde, que providencie uma sala apropriada para as consultas com climatização e ambiente lúdico para que essas crianças sejam avaliadas de uma forma melhor.

Palavras-chave


puericultura; sistematização da assistência de enfermagem

Referências


1. DEL CIAMPO, L.A et.al.. O Programa de Saúde da Família e a Puericultura. Ciência e Saúde Coletiva: Rio de Janeiro. ,2006. Disponível em : < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232006000300021&lng=en&nrm=iso&tlng=pt> Acesso em: 28 de maio de 2014

2. CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. RESOLUÇÃO COFEN- 358/2009. Disponível em: <http://coderp.com.br/ssaude/saudepessoal/enferm/resolucao_358_20091015.pdf >. Acesso em: 28 de maio de 2014.