Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
O PROCESSO DE TRABALHO EM EQUIPE REALIZADO NA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA
Karine Mattos, Indianara de Oliveira Moraes Alexandre Leite, Maria de Fátima Meinberg Cheade, Andreia Insabralde de Queiroz Cardoso

Última alteração: 2014-10-30

Resumo


Introdução: A Estratégia Saúde da Família (ESF) surgiu como uma nova organização do modelo de assistência à saúde em saúde no Brasil. A proposta do estudo se justifica pelo interesse em conhecer a realidade no processo de trabalho em equipe, o qual é recomendado no sentido de favorecer o envolvimento dos profissionais, no trabalho coletivo, para atingir de forma abrangente e resolutiva as necessidades de atenção em saúde da população. Objetivos: Analisar o processo de trabalho em equipe realizado pelos profissionais de uma ESF. Metodologia: Estudo descritivo, quantitativo realizado na ESF Dr. João Miguel Basmage, no município de Grande-MS, por meio de formulário semiestruturado aplicado aos profissionais da equipe atuantes no período, que concordaram em participar da pesquisa e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Resultados: Foram entrevistados 41 profissionais, a maioria do gênero feminino 38 (93%), em um total de 38 (93%) profissionais, a faixa etária predominante foi de 30 a 40 anos (46%), o tempo de atuação e participação na ESF variou entre 1 a 3 anos (51%), 3 a 10 anos (39%) e acima de 10 anos (10%). Com relação à capacitação para atuar em ESF, 71% participaram do curso introdutório e responderam que foi abordado no curso o trabalho em equipe. Dos entrevistados 56% conhecem a área de abrangência da ESF, 52% a população prioritária e 45% conhecem as metas de trabalho estipuladas. Com relação ao planejamento das atividades em equipe, 62% afirmam participar com facilidade desta atividade. Sendo que 41% relatam boa comunicação entre os integrantes da equipe para os trabalhos e 20% que existe união entre os profissionais. Com relação as dificuldades no trabalho em equipe, 29% relatam que alguns profissionais não participam das reuniões e 22% que não existem problemas, sendo que 17% relatam falta de compromisso de alguns colegas. Quando questionados sobre os fatores motivacionais para o trabalho, 28% referem bom relacionamento, 27% respeito e amizade e 20% cooperação entre os profissionais. Os fatores desmotivacionais citados para o trabalho em equipe foram: 28% desvalorização, 22% baixa resolutividade e 20% falhas no processo de comunicação. Conclusão: Os resultados explicitaram que existem alguns determinantes facilitadores da construção do processo de trabalho em equipe, e dentre estes, ressaltam-se: o entrosamento da equipe, a participação de todos os componentes nas reuniões, o comprometimento dos profissionais, a troca de experiências, o bom relacionamento e respeito. A coesão da equipe com a construção coletiva da organização do serviço e empoderamento dos profissionais perante suas atividades, assim como a valorização destes para o trabalho, são fatores fundamentais e devem ser foco de ações dos gestores.


Palavras-chave


processo de trabalho; trabalho em equipe; estratégia saúde da família

Referências


LOCH-NECKEL, G. et. al. Desafios para a ação interdisciplinar na atenção básica: implicações relativas à composição das equipes de saúde da família. Brasil, 2005.

ARAÚJO, M. B. S.  et. al. Trabalho em equipe: um desafio para a consolidação da estratégia de saúde da família. Ciência Saúde Coletiva; 2007.

PINTO, E. S. G., et. al. Situação de trabalho dos profissionais da estratégia saúde da família. Ceará-Mirim, RN, 2007.

MARQUI, A. B. T. et. al. Caracterização das equipes da Saúde da Família e seu processo de trabalho. Rio Grande do Sul, 2007.