Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE - OS DESAFIOS NA COMPREENSÃO E ATUAÇÃO ACADÊMICA: (DES) CONSTRUÇÃO DE (PRE) CONCEITOS.
Érica de Moraes Santos Corrêa, Caroline Gerke Cordeiro, Amanda Gomes Medeiros, Alini Nunes de Oliveira, Lais Alves de Souza Bonilha

Última alteração: 2014-11-08

Resumo


Introdução: A prevenção e a promoção de saúde são temas de diversas discussões na atualidade, porém, é consenso que estas se constituem ferramentas primordiais para avanços em saúde, cidadania e qualidade de vida da população. Desta maneira, as universidades buscam introduzir os acadêmicos nos territórios de prática desde o início da graduação, promovendo assim, uma ampliação na visão de campo na área da saúde, rompendo com a idéia de que o futuro profissional tem que permanecer somente no trânsito de seu núcleo. Contudo, dois fatores são observados na vivência de disciplinas que contemplam o aprendizado e a prática de educar para construção de saúde. O primeiro é a dificuldade de alguns acadêmicos em compreender a importância deste aprendizado. O segundo são acadêmicos que entendem essa importância e, no entanto, não conseguem dar um significado a essa prática. Descrição da experiência: Como parte prática da disciplina Saúde e Cidadania IV do curso de fisioterapia da UFMS foi proposto o desenvolvimento de atividades educativas como brincadeiras de roda, teatro, gincanas de raciocínio lógico, atividades lúdicas e rodas de conversas sobre uso de drogas, bullying, violência, com crianças e adolescentes de 06 a 17 anos de idade no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, do Jardim Los Angeles em Campo Grande-MS. Para isso os acadêmicos foram divididos em grupos e as visitas aconteceram semanalmente entre os meses de agosto e outubro de 2014. Impactos: Para os discentes a vivência trouxe à tona uma realidade presente no âmbito acadêmico: Disciplinas como Saúde e Cidadania, evidenciam a diversidade no perfil do egresso e também o fato de que o desempenho acadêmico, nessas disciplinas, está intrinsecamente relacionado a esse perfil, onde muitos se identificam mais com as técnicas relativas ao seu núcleo de conhecimento, assim, resgatando a cultura que imperou por muitos anos, a de profissional da saúde “super especialista”. Em contrapartida, muitos acadêmicos, mesmo com dificuldades, entendem a importância de estar em contato com a população, conhecendo de perto a realidade de pessoas vulneráveis e tendo experiência em atuar na promoção de saúde. Considerações finais: Cabe a todos os profissionais e futuros profissionais da saúde atuar na prevenção e promoção da saúde em todos os níveis de atenção. Para isso é de suma importância que este seja preparado desde cedo para tal. Enquanto não tivermos a visão de que somos influenciadores e devemos exercer de forma ampla nossa condição de promotores de saúde, cidadania e qualidade de vida, tal papel será pequeno. Portanto, o conhecimento das práticas educativas modernas e diferenciadas e o constante diálogo entre profissionais e acadêmicos são primordiais no desenvolvimento do perfil do estudante.


Palavras-chave


Educação em saúde, saúde coletiva, formação acadêmica.

Referências


ALVES, Vânia Sampaio. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial. Interface (Botucatu),  Botucatu ,  v. 9, n. 16, Feb.  2005 .

COSCRATO, Gisele et al. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura. Acta Paul Enferm, v. 23, n. 2, p. 257-63, 2010.

L'ABBATE, Solange. Educação em saúde: uma nova abordagem. Cadernos de Saúde Pública, v. 10, n. 4, p. 481-490, 1994.