Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
O OLHAR DA ATENÇÃO BÁSICA DIANTE DA REALIDADE DE SAÚDE AMERICANA: VIVÊNCIA DE DUAS ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM NOS ESTADOS UNIDOS
Leticia Antonio Costa, Kassandhra Pereira Zolin

Última alteração: 2014-11-08

Resumo


Introdução: A experiência vivida pelas acadêmicas tanto em aulas teóricas quanto em momentos práticos apontaram a pouca valorização da atenção básica e a intensa utilização de tecnologias duras, que geram alto custo para a saúde americana. Sendo assim a realidade da saúde americana é diferente da brasileira, que é apoiada e orientada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O sistema de saúde americano tem suas raízes no mercantilismo, tendo a saúde com um bem econômico e não como direito e dever do Estado, sendo assim as medidas preventivas são pouco ou quase nada valorizadas, enquanto os hospitais são a base das práticas de saúde nos Estados Unidos. Descrição da experiência: A experiência deu-se no decorrer dos 14 meses de intercâmbio, por meio de matérias realizadas nas respectivas universidades onde cada aluna estava fazendo intercâmbio pelo programa do Governo Federal, Ciências Sem Fronteiras. Além do conhecimento sobre o sistema de saúde Americano que as matérias proporcionaram as alunas, foi possível analisar o sistema refletindo sobre as mudanças que tramitavam no congresso Americano por causa do “Affordable Care Act” ou Obama Care, uma “tática” apoiada pelo Presidente Obama para levar saúde a um maior número de Americanos. Outro meio de vivência foi a própria convivência com Americanos, que muitas vezes pontuavam as suas reflexões sobre o sistema de sáude americano. Impactos: Os impactos trazidos por essas experiências foram a intensa reflexão e questionamento acerca do nosso Sistema de Saúde no Brasil. Para muitos tido como ineficaz, para as acadêmicas é perceptível que os princípios que o norteiam fazem a diferença na vida de muitos, pois a partir do enfoque na atenção básica como “porta de entrada” do sistema, é possível desafogar média e alta complexidades, diminuindo custos por meio da utilização de tecnologias leves. Considerações finais: Constatou-se por meio da experiência em terras estrangeiras que investimentos na atenção básica são uma das soluções mais baratas a serem implementadas quando comparadas aos gastos exorbitantes com média e alta complexidade. Além disso, há um intenso movimento nos Estados Unidos para alcançar a mentalidade de que prevenção é muito mais eficaz do que deixar o cliente dependente de cuidados mais complexos. Quanto mais preventivas as ações, menores as chances de doença sendo assim,menores os gastos.


Palavras-chave


Atenção Básica; SUS; Sistema de Saúde Americano

Referências


BRASIL. Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). 2011. Disponível em: <http://www.brasilsus.com.br/legislacoes/gm/110154-2488.html> Acesso em: 05 de dez. de 2011.

SHI, L.; SINGH, D. A. Essentials of the U.S. health care system. 3 ed. Jones & Bartlett Learning: Sudbury, 2013.