Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO SAÚDE E PREVENÇÃO NA ESCOLA E. M. PROF. ALCÍDIO PIMENTEL
EDILAINE Santos Da Silva, Ligia Muniz De Souza, Mayra Alves Meireles, Lais Alves De Souza

Última alteração: 2014-11-05

Resumo


Através de convênio firmado entre a UFMS e Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande/MS, foram inseridas as atividades do Programa Saúde na Escola nas aulas práticas da disciplina Saúde e Cidadania. As ações foram precedidas por capacitação com carga horária de 24 horas, divididas em 8 encontros, para apresentação do programa e das ferramentas disponíveis, bem como a divisão dos componentes dos grupos e distribuição das escolas.

As ações têm sido realizadas na Escola Municipal Alcídio Pimentel, uma vez por semana com duração de duas horas no período vespertino, em acordo prévio com a diretora da escola, a professora responsável pela disciplina, a gerente da UBS, uma representante municipal do PSE e o grupo de acadêmicas. Os alunos, selecionados pela diretora da escola, estão na faixa etária entre 13 a 18 anos e cursam 8º ou 9º ano do Fundamental II. Houve disponibilidade de espaço físico e materiais necessários para realização dos encontros pela escola, bem como total apoio às oficinas trabalhadas e temas apresentados.

No primeiro encontro compareceram apenas seis alunos, mas a atividade planejada foi realizada. Esclarecemos sobre o programa, construímos um contrato de convivência e confeccionamos os crachás. No segundo e terceiro encontros compareceram 15 alunos e foram realizadas oficinas sobre a anatomia e conhecimento do aparelho reprodutor masculino e feminino e sobre sexualidade, tema que apresentam mais dúvidas. Durante as oficinas observamos a carência de conhecimento sobre o próprio corpo e as transformações da puberdade e adolescência. Foi relatado por eles que não existe diálogo familiar para esse tipo de assunto, dentre outros, como o uso de drogas.

A parceria entre ensino superior, saúde e educação básica é muito rica, pois os acadêmicos ganham experiência realizando as ações educativas, enquanto os alunos têm a oportunidade de ter contato, além da sala de aula, com assuntos de seu interesse e solucionar dúvidas, pois muitas vezes as informações passadas para os adolescentes não são condizentes com a necessidade sentida. O PSE é um programa de grande importância para apoio à adolescência, pois a escola é o local onde se permanece por longo período, sendo possível apoiá-los nas mudanças físicas e psicológicas de forma simplificada, através da troca de saberes com universitários, e que tem como ferramenta principal a escuta, e de uma maneira descontraída empodera o adolescente e o responsabiliza por própria história, visando a construção do futuro desejado.