Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

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EXPERIÊNCIA ACADÊMICA NA SALA DE VACINA
Fernanda Persi Milanin, Nathan Aratani, Margarete Knoch Mendonça

Última alteração: 2014-11-07

Resumo


Introdução: A inserção dos acadêmicos de enfermagem no cenário da Estratégia a de Saúde da Família contribui para o aperfeiçoamento da formação, tendo em vista a importância do alcance das ações de caráter individual e coletivas que os profissionais precisam desempenhar. O contato com a realidade, requer conhecimento teórico e habilidades práticas, No entanto, surgem as dúvidas e incertezas frente as situações desconhecidas para o acadêmico que podem desencadear tensões, inseguranças e ansiedades, podendo repercutir como uma interferência negativa no processo assistencial. Descrição da experiência: As atividades foram realizadas em uma Unidade Básica de Saúde da Família do município de Campo Grande – MS, com quatro equipes de saúde da família.  As atividades práticas realizadas pelos alunos estão vinculadas ao módulo Vigilância em Saúde e são desenvolvidas em grupos composto por cinco alunos sob supervisão de um professor. As atividades ocorreram durante 9 dias nos meses de setembro e outubro de 2014. As alunas foram distribuídas em duplas para realizar as atividades na sala de vacina, “triagem” e visita domiciliar com o agente comunitário de saúde. O enfoque das atividades é a atuação na sala de vacina devido a seu papel preventivo e de promoção à saúde. Impactos: A primeira impressão com a sala de vacina não foi exatamente o que esperávamos, pois o acolhimento e a comunicação com as mães usuárias foi negativa a nossa percepção. Durante a prática fomos aperfeiçoando nossas habilidades, assim nossas inseguranças foram ficando de lado e a construção dos saberes nos deixava a vontade de querer fazer mais na sala de vacina. O impacto para a nossa formação foi tão positivo que ao final do período que permanecemos aparentou ser pouco, ficando o desejo de continuar e praticar mais. Considerações finais:  A prática foi essencial para nossa formação, pois a vivencia da realidade muda a visão e possibilita o amadurecimento do acadêmico. As práticas devem continuar e com mais tempo para a participação da sala de vacina, pois aperfeiçoa a inserção da teoria na prática, assim as inseguranças e incertezas frente a realidade são aprimoradas preparando-o para ser um profissional de excelência.


Palavras-chave


EDUCAÇÃO EM SAÚDE; ENFERMAGEM