Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
O desafio da Má qualidade da alimentação das crianças indígenas
Leinyara Brito Benites, Bianca Ferreira Bazzo, Vinícius Baziquetto, Stela Chiquetto, Ricardo Nantes, Maria Clara Siufi, Caroline Martins

Última alteração: 2014-11-07

Resumo


Introdução

A qualidade da alimentação infantil no Brasil ainda se constitui um desafio, principalmente na esfera indígena e entre a população negra. A proposta de desenvolver um plano de ação com o tema qualidade da alimentação infantil indígena da microárea Água Bonita da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Aquino Dias Bezerra surgiu a partir da parceria entre a equipe de saúde e os acadêmicos do curso de Medicina nas atividades do módulo Programa Interinstitucional de Interação Ensino-Serviço-Comunidade (PINESC) II, tendo o propósito de promover ações de educação integradas em saúde e nutrição, a fim de sensibilizar as famílias indígenas quanto à importância de uma alimentação saudável.


Descrição da Atividade

Primeiramente foi realizado um levantamento do estado nutricional de crianças  indígena de 0 a 4 anos. A partir da obtenção das informações, foi observada a necessidade de executarmos uma oficina educativa na “oca da aldeia”, espaço utilizado pela população para diversas finalidades. Nesse momento operacional, houve auxílio e participação de um médico pediatra e uma nutricionista, os quais retrataram como a reeducação alimentar das crianças, por meio da sensibilização das famílias indígenas, é importante para o completo desenvolvimento físico e psicológico da parcela infantil. Em relação a adesão ao projeto, compareceram 31 mães, fato esse que potencializou a realização efetiva da atividade. Ademais, junto da presença dos profissionais palestrantes e da grande participação populacional, houve também a formulação do material “Memorando”, elemento esse que tem o objetivo de relembrar as mães os principais componentes alimentares em uma nutrição realmente equilibrada e saudável.


Impacto da atividade

A oficina realizada teve grande adesão da população alvo, 31 das 50 mães convidadas compareceram para representar suas respectivas famílias, além de um impacto significativo no entendimento das mesmas, já que foi possível observar seu interesse em saber sobre o melhor para seus filhos. Além isso, a utilização dos “Memorandos” tem grande importância na manutenção deste projeto, já que a proposta é que o mesmo esteja sempre visível a fim de que as orientações e dicas compartilhadas na reunião anteriormente realizada estejam sempre sendo relembradas para que sejam postas em prática no dia a dia das famílias atingidas.


Considerações Finais

O projeto realizado mostrou-se eficaz e cumpriu com seus objetivos pois, por meio das preocupações com o local de realização e com a fidedignidade das informações, foi possível reforçar a importância de uma boa alimentação para as crianças. A participação da equipe da UBSF foi decisiva para o direcionamento para a confecção do plano de ação e divulgação ao público alvo que se apresentou de maneira expressiva, reforçando que também existe a preocupação das mães em proporcionar uma alimentação de qualidade para seus filhos.

 


Palavras-chave


qualidade alimentação indígena