Tamanho da fonte:
SAÚDE BUCAL PARA ESCOLARES: INSERÇÃO DO PROGRAMA EM UMA ESCOLA DO DISTRITO BOCAJÁ – MUNICÍPIO DE LAGUNA CARAPÃ-MS
Última alteração: 2014-11-09
Resumo
A educação em saúde realizada no ambiente escolar pode favorecer o envolvimento da criança ao construir novos conhecimentos, facilitando assim a mudança de hábitos, sendo a doença cárie um grave problema de saúde pública mais prevalente que afete o ser humano aliado à falta de conhecimento e informação dos escolares e seus cuidadores, torna-se ainda um problema maior. Verificou-se através de dados odontológicos municipais que uma significativa parcela dos alunos matriculados na Escola Municipal Delfino Vieira, município de Laguna Carapã, nunca tiveram acesso à Saúde Bucal. Essa realidade demonstrou a necessidade de elaborar um projeto de intervenção especialmente voltado à Saúde Bucal desses escolares. Objetivou-se introduzir neste contexto, a Educação em Saúde, considerando o baixo custo e as possibilidades de impacto odontológico no âmbito público e coletivo. Foram utilizados recursos lúdicos, que despertassem o interesse dos alunos, pais e cuidadores sensibilizando-os sobre a importância da saúde bucal. Além disso, foram realizadas a evidenciação de placa bacteriana e a escovação supervisionada nos escolares. Através do exame clínico simplificado, dependendo da necessidade as crianças foram encaminhadas à USF para tratamento restaurador. Observou-se êxito no trabalho onde foi desenvolvido o conhecimento da doença cárie, sensibilização das pessoas envolvidas a participarem dos processos educativos e desenvolvimento da co-responsabilidade do indivíduo pela saúde bucal da criança sob seus cuidados, assim reduzindo a prevalência de cárie e outras doenças da cavidade oral dos escolares da área adstrita.
Palavras-chave
Saúde Bucal; Escolares; Educação em Saúde
Referências
1 -JUNQUEIRAI, Túlio da Silva et al. Saúde, democracia e organização do trabalho no contexto do Programa de Saúde da Família: desafios estratégicos. Rev. bras. educ. med.[online]. 2009, vol.33, n.1, pp. 122-133.ISSN 0100-5502. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000100016. 2 - GOLDSTEIN, Roberta Argento etal. A experiência de mapeamento participativo para a construção de uma alternativa cartográfica para a ESF. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2013, vol.18, n.1, pp. 45-56. ISSN 1413-8123. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013000100006. 3 - BULGARELI, Jaqueline etal. A resolutividade em saúde bucal na atenção básica como instrumento para avaliação dos modelos de atenção. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2014, vol.19, n.2, pp. 383-391. ISSN 1413-8123. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232014192.20102012. 4 - CARNUT, Leonardo; FILGUEIRAS, Leonardo Vilar; FIGUEIREDO, Nilcema and GOES, Paulo Sávio Angeiras de. Validação inicial do índice de necessidade de atenção à saúde bucal para as equipes de saúde bucal na estratégia de saúde da família. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.7, pp. 3083-3091. ISSN 1413-8123. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000800008. 5- Falkenberg M.B.ET AL, Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva - Artigo apresentado em 08/01/2013 Aprovado em 15/03/2013 Versão final apresentada em 20/03/2013. DOI: 10.1590/1413-81232014193.01572013. 6 - CARVALHO, Theresa Hortênsia Leandro et al. Estratégias de promoção de saúde para crianças em idade pré-escolar do município de Patos-PB.Rev. odontol. UNESP [online]. 2013, vol.42, n.6, pp. 426-431. ISSN 1807-2577. http://dx.doi.org/10.1590/S1807-25772013000600006. 7 – Almeida G. C. M.,e Ferreira, M. A. F., Saúde bucal no contexto do Programa Saúde da Família: práticas de prevenção orientadas ao indivíduo e ao coletivo Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 24(9):2131-2140, set, 2008 8 - Esteves V. M. et al ORSIRGO, Hábitos e conhecimentos de escolares sobre saúde bucal. Porto Alegre, v. 57, n.3, p. 291-296, jul./set. 2009. 9-PAULETO, Adriana Regina Colombo; PEREIRA, Maria Lucia Torallesand CYRINO, Eliana Goldfarb. Saúde bucal: uma revisão crítica sobre programações educativas para escolares. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2004, vol.9, n.1, pp. 121-130. ISSN 1413-8123. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232004000100012.