Última alteração: 2015-01-28
Resumo
Introdução:. O profissional de saúde que atua junto à mulher que amamenta, propõe estratégias centradas no aspecto educativo, abrangendo tanto a difusão de informações a respeito da importância e das vantagens do aleitamento materno, como também a instrução das puérperas a respeito da forma correta de amamentar, das técnicas específicas para superar as dificuldades circunstanciais que podem ocorrer principalmente no início da amamentação A técnica de Massagem de Mama Mohri é desenvolvida no Japão, pela Sra. Mohri e atualmente está sendo difundida na maternidade HRMS – Campo Grande pelos enfermeiros residentes obstetras da UFMS. Método: É uma técnica indolor, fácil de ser aplicada e que traz grande conforto para a mulher, realizada para estimular a circulação veno-linfatica com massagem manual circular e promover relaxamento da musculatura peitoral e tornar a mama macia e facilita a ordenha das mamas proporcionado o relaxamento e o conforto para a nutriz. Principais Resultados:. A Massagem de Mohri auxilia as mulheres com dificuldades na amamentação, tais como ingurgitamento mamário, fissuras, rachaduras na mama, mastites, infecções da mama e mulheres que apresentam baixa produção de leite materno. A técnica está sendo muito aceita na maternidade do HRMS em Campo Grande pelas nutrizes e propagada pelos residentes, devido ao bom resultado que a massagem proporciona provocando conforto e diminuindo as dificuldades na amamentação. Conclusão: Evidenciou que o enfermeiro pode se utilizar de ferramentas como a educação em saúde com as mães e familiares sobre o manejo do aleitamento materno e superar as dificuldades dessa fase no alojamento conjunto.
Palavras-chave
Referências
CAMINHA,M .F.C et al. Aspectos históricos e científicos do aleitamento materno. Rev.Bras.Saude.Materna.Inf.Recife.V .10 n.1, p. 25-37 . jan-mar.2010
MEZZACAPPA, M.A. M dos S.; MEZZACAPPA FILHO,F. Lactação: fisiologia e assistência. In: NEME, B. Obstetrícia Básica. São Paulo, Sarvier,2011.
THOMSON, Z. Problemas precoces e tardios das mamas. In: REGO, J.D. Aleitamento Materno, Atheneu, 2011.