Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
Estudo de Caso: Vigilância em Saúde do Trabalhador
Silvana Alves do Espírito Santo, Andressa Manoella King

Última alteração: 2015-03-09

Resumo


Introdução

 

O presente estudo teve início na clínica escola, no primeiro dia com a cliente através de um questionário fizemos algumas perguntas no dia 17/09/2014. Nos dois dias seguintes 18 e 19/09 acompanhamos em sua rotina de trabalho.

A cliente sexo feminino, é hipertensa e faz acompanhamento médico. O motivo de escolha da cliente para o estudo foi devido a sua necessidade de melhorias no ambiente de trabalho tanto de orientações de segurança no trabalho quanto da sua saúde em geral. Ao final do acompanhamento a cliente recebeu orientações sobre alimentação saudável e medidas de prevenção dos riscos ocupacionais para melhoria da qualidade de vida.

 

Descrição da experiência

Cliente estudada trabalha na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Função atual é auxiliar de limpeza.

Possui hipertensão com diagnostico médico confirmado, relatou que a 13 anos não faz o preventivo e a 5 anos não faz exame das mamas. Faz utilização de propranolol, todos os dias come macarrão instantâneo.

Iniciou o trabalho de limpeza na copa, observamos que é um local pequeno com elevada circulação de pessoas e com grande demanda de trabalho para manter o ambiente limpo e organizado.

A cliente utilizou grande quantidade de hipoclorito de sódio na limpeza com odor muito forte. Notamos a falta de postura na execução do trabalho e não utiliza medidas de proteção ao manusear o lixo da copa.

No segundo dia fez a limpeza do saguão e das escadas, notamos a grande quantidade de trabalho, esforço, risco de queda e produtos químicos utilizados em excesso.

 

Impactos

Fizemos o mapeamento de riscos ambientais no seu setor de trabalho e observamos que tem todos os riscos químico, físico, ergonômico, biológico e de acidentes. Principalmente pelo excesso do uso de produtos químico de limpeza, também por não utilizar luvas para a limpeza. Risco de acidente em lavar as escadas sem o uso da rede de proteção.

 

Considerações finais

Através deste trabalho podemos ver o quanto é importante as medidas de prevenção dos riscos ocupacionais para melhoria da qualidade de vida do empregado.

Como medidas de intervenção é preciso que haja uma atenção especial aos riscos que os funcionários estão expostos e materiais que facilitem o trabalho como: o carrinho para carregar materiais de limpeza, rede de proteção nas escadas. Aconselhamos que utilize EPIs e procurar o serviço de saúde mais próxima de sua residência para acompanhamento médico para promoção da saúde e prevenção de doenças.

E através deste trabalho já observamos que por meio das orientações que foram repassadas para a cliente ocorreu mudanças no seu estilo de vida como na sua alimentação. A mesma nos relatou que não esta colocando o tempero que vem no macarrão instantâneo. Assim podemos concluir que esse trabalho foi de extrema importância não só para o nosso aprendizado como também para melhoria da qualidade de vida da trabalhadora estudada.

 


Palavras-chave


Estudo de caso; Vigilância em saúde do trabalhador; Riscos ergonômicos

Referências


 

AME. Dicionário de Administração de Medicamentos na Enfermagem. Propranolol. 6. ed.Rio de Janeiro: EPUB, 2008.

 

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Elaboração: Mapa de Riscos. Goiás, 2012. Disponível em: < http://www.sgc.goias.gov.br/upload/arquivos/2012-11/manual-de-elaboracao-de-mapa-risco.pdf  >. Acessado em: 23/09/2014.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Fonoaudiologia na saúde do trabalhador.n.4. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em:<http://www5.ensp.fiocruz.br/biblioteca/dados/txt_23717769.pdf> Acesso em: 02 de out 2014.

 

GUYTON, A. HALL,J. E.Tratado de Fisiologia Médica.Rio de Janeiro:Editora Elsevier.ed.12, 2011.P.229,230.

 

MOLINA, M. C. B.;CUNHA, R. S.; HERKENHOFF, L. F. ; MILL, J. G. Hipertensão Arterial e Consumo de Sal em População Urbana. Rev. Saúde Pública 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsp/v37n6/18017>. Acessado em:20/09/2014.

 

 

POTTER,P.A; PERRY , A. G. Fundamentos de enfermagem.Rio de Janeiro: Elsevier,8 ed.2013.