Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
PSE - Escola Municipal Pe Heitor Castoldi
Andryel Tosta Luiz, Marieli Cristina Cunha, Soraya Solon, Leia Cunha

Última alteração: 2014-11-09

Resumo


Introdução: Adentrados na realidade da educação básica brasileira de forma conjunta aos órgãos de saúde e educação o Programa de Saúde nas Escolas (PSE) visa o trabalho continuo de profissionais para com futuros profissionais, apresentando e tentando modificar a realidade vivida por crianças e jovens de diversas classes sociais em todo território nacional. Utilizando de medidas preventivas e respeitando os direitos humanos, o projeto através de uma subclasse (SPE – Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas), torna possível a comunicação e o acesso de adolescentes e jovens à ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva, articulando os setores de saúde e de educação, com infinita responsabilidade e preparo, esperando, assim, reduzir o numero de infecções por doenças sexualmente transmissíveis e os índices e de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência.

Descrição da Experiência: As ações foram realizadas na Escola Municipal Padre Heitor Castoldi no período matutino durante seis encontros. Foi optada a realização de dois grupos com diferentes idades para o melhor direcionamento de temas abordados. Foram realizadas ações de autoconhecimento, respeito aos gêneros, diversidades, e principalmente o tema violência, o qual se aparentou de significante importância, uma vez que no processo de desenvolvimento e conhecimento a criança e o jovem estão expostos a todos os caminhos de uma vida adulta, restando a ele a opção pelo caminho a ser trilhado.

Muito bem recebidos, e, com entusiasmo, foi colocado em pratica à idealização do trabalho. Realizou-se o “Componente I”, item presente no PSE com todas as crianças do grupo 1 e com uma parcela dos jovens realocados no segundo grupo. Foram obtidos resultados maiores do que esperado de crianças com serias dificuldades visuais e de sobrepeso. Os dados foram posteriormente repassados à nossa preceptora na escola finalizando então o nosso trabalho e, por mais que não inteiramente completo, finalizado com o sentimento de realização.

Impactos: Uma vez dentro da escola, foi possível observar o leque de personalidades e historias de cada criança e cada jovem, e de tal forma, intensificar a preocupação por cada indivíduo. É impactante observar a falta, na maioria das vezes, de um acompanhamento psicológico a algumas crianças e algumas famílias, uma vez que observado o sentimento de ausência e tristeza por certos alunos.

Conclusão: É evidente a suma importância do projeto para as escolas brasileiras, não somente àquelas públicas, mas todas as escolas de ensino fundamental e médio, no qual deve passar a existir uma maior promoção da saúde e da educação integral. Destaca-se, também, a importância da participação acadêmica nesse projeto, para o futuro profissional desses acadêmicos, já que através desta aula em campo, é factível vivenciar e servir da melhor forma possível a sociedade ao seu redor.