Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
Exame preventivo: A mulher que se ama busca a prevenção e não a cura
Lethícia Nogueira Santos, Tatiana Holosback Lima, Maria Carolina Guimarães Albertini, Matheus Antunes, Mariane Villela, Rafael Thomaz, Renato Mancini, Faniany Monteiro

Última alteração: 2014-11-07

Resumo


INTRODUÇÃO: No Brasil, o câncer do colo do útero é a segunda neoplasia mais incidente nas mulheres, com variações entre diferentes regiões do Brasil. Ele representa uma das neoplasias malignas mais atendidas no Instituto Nacional do Câncer (INCA). Diante de dados tão alarmantes da Unidade de Saúde Maria Aparecida Pedrossian (MAPE), surgiu a proposta de elaborarmos um plano de ação com o tema baixa adesão ao exame preventivo em parceria com a equipe de saúde da presente Unidade de Saúde já que a porcentagem de adesão da população feminina em idade preconizada pelo Ministério da Saúde para realização do mesmo, não chega a 7%. Os objetivos do plano foram: População feminina mais informada sobre a importância do exame preventivo; aumentar o número de consultas e exames, bem como atingir a meta de 30% de exames realizados na Unidade de Saúde.

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O plano de ação foi executado na área de abrangência da Enfermeira Fabiany - Jardim Samambaia; MAPE e Fernando Sabino - com inicio em outubro e termino previsto em novembro. Com o intuito de alcançar os objetivos propostos o grupo PINESC organizou o plano em etapas, sendo o primeiro momento direcionado na divulgação, das atividades que começaram a ser desenvolvidas dentro da Unidade, por meio das Visitas Domiciliares (VD) pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que entregaram convites elaborados pelo grupo com o propósito de chamar atenção das mulheres para este primeiro contato. Numa segunda etapa, tal momento foi voltado para a discussão sobre a problemática existente com a população feminina. Para este, o grupo contou com a contribuição de um depoimento de paciente em tratamento, para que dessa forma a população feminina presente se sensibilizasse e percebesse a importância de se prevenir.

IMPACTOS: Sensibilizamos a população feminina sobre a importância do prevenir e repassar as informações adquiridas para atrair vizinhas, irmãs ou amigas para a realização do preventivo na Unidade de Saúde. Além disso, como benefícios primordiais o grupo conseguiu criar vínculo com as participantes, ponto essencial de confiança para toda equipe de saúde. Ficou evidente para o grupo também que a elaboração de planos de ações sociais como este são fundamentais para a formação acadêmica, bem como enfatizar que a real função de Unidades de Saúde objetivam fundamentalmente o processo preventivo e não curativo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Criamos o vínculo de confiança que deve existir entre as equipes de saúde e a respectiva comunidade local e consequentemente atingir o real sentido de uma UBSF. No entanto, sabemos que teremos um trabalho árduo que não será concluído em apenas dois meses, mas com certeza será um grande passo para que atividades como estas continuem a serem criadas e alcancem resultados promissores tanto para a comunidade quanto para a Unidade de Saúde.


Palavras-chave


plano de ação; câncer do colo do útero; exame preventivo