Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
Contribuição da residência multiprofissional para a formação do psicólogo: relato de experiência
Silviane Krokosz, Adriele Freire de Souza

Última alteração: 2014-11-07

Resumo


Objetivo: Relatar a contribuição do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) para a formação pós acadêmica do  profissional de psicologia. Descrição da experiência: A RMS é uma modalidade de Pós Graduação latu sensu, destinada à formação continuada de profissionais da área de Psicologia, Nutrição e Enfermagem. Regida pela dedicação exclusiva no período de dois anos com carga horaria semanal de sessenta horas. Possui características de ensino teórico-prático em duas áreas de concentração: Atenção à Saúde Cardiovascular e Atenção à Saúde Indígena. O trabalho multiprofissional nesse contexto é caracterizado como coletivo, com cooperação e interação entre os membros, potencializado pelos processos de reflexão e formação, por meio de atividades teórico-práticas, aulas expositivas, oficinas, discussão de artigos científicos e estudos de caso onde as dificuldades são expostas para o grupo permitindo assim a troca de saberes em busca da melhor terapêutica e contribuindo no sentido de evitar a fragmentação da assistência ao paciente, e estimular reflexões sobre a promoção de saúde. Este modo de abordagem, destinada ao cuidado integral do paciente, está relacionada à expectativa de compreender a pluralidade, as divergências e negociações que envolvem o processo de saúde/doença, buscando respeitar a singularidade do sujeito enquanto paciente hospitalizado. Observa-se que, em alguns momentos, o trabalho em equipe não ocorre como desejado, mas possibilita, enquanto processo formativo, experiênciar novas propostas na maneira de trabalhar.Impactos: O enforque multiprofissional no sistema de cuidado integral gerou nos residentes uma autocrítica sobre as ações interdisciplinares que integram o processo de promover saúde e doença no paciente, e a percepção de como a união dos diversos profissionais da área da saúde podem promover com maior eficácia e rapidez a melhora do paciente.  Alem de propiciar na atuação dos Psicólogos residentes práticas inter e transdisciplinares favorecendo a formação e aprendizado.  Considerações finais: O programa de Residência Multiprofissional está se consolidando como uma ferramenta que contribui para o aprendizado teórico-prático e principalmente a formação de profissionais da saúde que tem a oportunidade de atuar na rede de atenção em saúde resguardando, ao usuário, os princípios e diretrizes do SUS.

 

 


Palavras-chave


Atendimento Multiprofissional; Psicologia; Formação Permanente

Referências


BRASIL, Ministério da Educação. Ministério da Saúde. Portaria Interministerial MEC/MS nº 1.224, de 03 outubro de 2012.

DUARTE, E.D.; DITTZ, E.S.; MADEIRA, L.M. et al. O trabalho em equipe expresso na prática dos profissionais de saúde. Revista Eletrônica de Enfermagem, jan./mar., v.14, n.1,p.86-94, 2012.

FERREIRA, R.C.; VARGA, C.R.R.; SILVA, R.F.; Trabalho em equipe multiprofissional: a perspectiva dos residentes médicos em saúde da família. Revista Ciência e Saúde Coletiva, v.4, n.1, p.1421-1428, 2009.