Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR NA CLÍNICA ESCOLA INTEGRADA/UFMS
Raquel Cordeiro Ricci, Amanda Marques Bezerra, Andreia Queiroz Cardoso

Última alteração: 2014-11-07

Resumo


Introdução: A enfermagem possui vários eixos de atuação, sendo um deles a Vigilância em Saúde do Trabalhador que, segundo a Portaria nº 3.252 de 2009, visa à promoção da saúde e à redução da morbimortalidade da população trabalhadora, por meio da integração de ações que intervenham nos agravos e seus determinantes decorrentes dos modelos de desenvolvimento e processo produtivos.

Descrição da experiência: O objetivo do trabalho foi conhecer o processo de trabalho de um profissional com o olhar da Vigilância em Saúde do Trabalhador, observar e avaliar os riscos submetidos e procurar meios de minimizar ou erradicar os riscos encontrados. O desenvolvimento do trabalho ocorreu entre os dias 17 e 25 de setembro de 2014 e foi dividido em três momentos. No primeiro momento ocorreu a entrevista com o trabalhador na Clínica Escola Integrada/UFMS em que conhecemos o profissional e buscamos riscos que pudessem interferir em sua saúde, sendo o entrevistado um técnico de farmácia submetido a vários ocupacionais. No segundo momento visitamos o local de trabalho, sendo avaliados os equipamentos de biossegurança e os riscos, sendo encontrados os físicos, ergonômicos, mecânicos e, principalmente, químicos e após a visita falamos ao entrevistado os cuidados a serem tomados a fim de minimizar ou erradicar os riscos encontrados. No terceiro momento apresentamos os resultados e considerações finais de forma oral para os colegas e docente e discutimos a prática e para o docente entregamos um trabalho escrito com a experiência.

Impactos: Este trabalho contribuiu, tanto para o conhecimento prévio acadêmico da vigilância do trabalho, quanto para que o entrevistado compreendesse e conhecesse os riscos submetidos, possibilitado a melhoria de seu estado de trabalho e prevenindo os acidentes ou situações que pudessem interferir em sua saúde.

Considerações finais: Como visto a Vigilância em Saúde do Trabalhador tem fundamental importância na manutenção da saúde do profissional, principalmente, na prevenção de agravos. Também é de importância que o acadêmico tenha conhecimento e experiência nessa área, para que, ao ingressar no mercado de trabalho, ter maior capacidade para atuar nesse eixo.

 

 

 


Palavras-chave


Vigilância em Saúde do Trabalhador; Enfermagem; Risco Ocupacional

Referências


BRASIL. Portaria nº 3252, de 22 de dezembro de 2009. Aprova as diretrizes para execução e financiamento das ações de Vigilância em Saúde pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, nº 245, 23 dez. 2009. Seção 1, p. 65. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2009/prt3252_22_12_2009_comp.html > Acesso em: 25 out 2014.