Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

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O Túnel das Sensações como ferramenta de conscientização e prevenção as DSTs e gravidez indesejada.
Higor Lopes Bernal, Léia da Cunha Conche, Anna Carolina Soares de Araujo Abate, Crislaine da Silva Nantes, Fernanda Paula Dalletezze, Wislaynny da Silva de Aquino, Lucas Denis de Carvalho Nunes, Caroline Preus, Thaís Mity Shirado Michels, Thais Stroppa Dominoni, Kelly Mariana Leão Petuntecell

Última alteração: 2014-11-07

Resumo


Introdução: O Túnel das Sensações é uma ferramenta de trabalho do grupo de Extensão Universitária no Programa Saúde na Escola (PSE) da UFMS, para a conscientização de jovens quanto ao uso do preservativo e dos riscos das DSTs. O túnel é uma atividade embasada nos conceitos e propostas do componente 2 do PSE que inclui ações de prevenção, promoção e atenção à saúde sexual, prevenção à gravidez indesejada e DSTs. Tem como foco jovens de 10 a 24 anos, em um exercício de caráter dinâmico, sensitivo e lúdico o que permite o acesso dos jovens a informações adequadas quanto ao uso do preservativo. Descrição: O túnel foi realizado em outubro de 2014, durante o encontro de extensão ENEX na UFMS. Ele é dividido em quatro etapas Na inicial ocorre à recepção do participante e a percepção da transmissão das DSTs, etapa onde o participante tem os olhos vendados. No segundo momento ocorre à sensibilização onde a pessoa vendada tem uma camisinha colocada no braço e deve descrever as sensações percebidas. O terceiro momento é a avaliação sobre os conhecimentos de cada participante quanto aos cuidados que antecedem o uso e durante a colocação do preservativo masculino. A última etapa é uma conversa paritária onde são esclarecidos os sinais, sintomas, cuidados e o tratamento das DSTs. No dia houve 76 participantes incluindo jovens extensionistas e professores que responderam a um questionário que verificou a satisfação sobre a atividade e a experiência vivida por cada um. A atividade foi executada por uma equipe de 11 membros do grupo PET Saúde-Vigilância Saúde, que se alternaram durante os três períodos em que durou a atividade (cerca de 10 horas). Foram coletados 60 relatos sobre as impressões pessoais da ação. Impactos: Com base na avaliação da colocação da camisinha percebemos o desconhecimento da maioria dos participantes quanto aos cuidados e a forma correta de colocação do preservativo masculino. A porcentagem de erros foi de 65,79% do total dos participantes, mas precisamente 62,07% dos homens e 68,09% das mulheres não realizaram a correta colocação. Foi percebido, também, durante a conversa na etapa final, o desconhecimento das características, formas de tratamento e janela imunológica da maioria das DSTs. Considerações finais: O nível de desconhecimento sobre DSTs comprovou a necessidade de ações educativas, assim como, o número de erros durante a colocação demostra o risco ao qual a população pode estar exposta. Consideramos a avaliação dos participantes como positiva, com 81,03% assinalando ótima e 18,97% boa, afirmando a eficácia da atividade na sua forma de transmissão de informações quanto ao uso correto do preservativo e da prevenção as DSTs.


Palavras-chave


Adolescência; Sexualidade; Preservativo